Author(s):
Domiciano, Cassia Leticia Carrara
Date: 2008
Persistent ID: http://hdl.handle.net/1822/8528
Origin: RepositóriUM - Universidade do Minho
Subject(s): Design gráfico editorial; Livros sem texto; Pré-livros; Livros ilustrados; Editorial graphic design; Wordless books; Prebooks; Illustrated books; 82-93; 655.533
Description
Tese de Doutoramento em Estudos da Criança - Área de Conhecimento em Comunicação Visual e Expressão Plástica
Ao experimentar idéias e materiais na criação de livros infantis sem textos e prélivros, junto aos alunos do curso de Design de uma universidade pública brasileira, nasceu o desejo de saber mais sobre crianças e livros. Esta investigação dá continuidade às pesquisas realizadas por nós até aqui. Inicialmente, uma verificação bibliográfica e a construção de argumentação teórica sobre a relação criança, livro e design foram necessárias. Posteriormente, buscamos analisar livros sem texto - sua linguagem, criação e produção - e verificar junto ao público infantil o processo de interação das crianças com os mesmos. Meninas e meninos em idade préescolar foram observados em dois países “irmãos” – Brasil e Portugal. Seguem-se neste relatório o levantamento teórico, a descrição, a aplicação metodológica e os resultados obtidos na investigação realizada.
While trying out ideas and materials in the creation of children´s wordless books and prebooks, with the student’s course design in a Brazilian public university, were born the desire to know more about children and books. This investigation gives continuity to research conducted by us until now. Initially, a bibliographical verification and the construction of theoretical argument about the relation child, book and design were necessary. Subsequently, we seek review wordless books - its language, creation and production - and check with the infantile public the process of interaction of children with the same ones. Boys and girls in preschool age were observed in two countries "brothers" - Brazil and Portugal. Here are in this report the theoretical survey, description, implementation methodological application and results in the investigation.