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Quando os alunos assumem o papel de professores de matemática

Author(s): Assoreira, Sónia Cristina Valentim

Date: 2006

Persistent ID: http://hdl.handle.net/10773/2898

Origin: RIA - Repositório Institucional da Universidade de Aveiro

Subject(s): Ensino da matemática; Estratégias de aprendizagem; Investigação educativa


Description

O insucesso educativo a matemática é (ainda) uma realidade que muito tem preocupado toda a sociedade. Apesar dos diversos esforços que têm sido desenvolvidos no sentido de ultrapassar este fenómeno, muita pouca oportunidade tem sido dada aos alunos de mostrarem o que fariam se pudessem exercer o papel de professor. Aliás, desconhece-se o eventual impacte ou mesmo impacto de tal actuação, principalmente para si e para os colegas, no que diz respeito à construção de uma (nova) cultura matemática. Neste contexto, a presente dissertação de Mestrado resulta de um estudo realizado no 9º ano de escolaridade, no ano lectivo de 2003/2004, que perseguiu como principais finalidades estudar que tipo de actuação didáctica é que ‘alunos-professores’ privilegiam na abordagem de tópicos de matemática, planificados em sessões de ‘Estudo Acompanhado’ e avaliar qual o impacto(e) de tal actuação na construção de uma nova visão, mais positiva e correcta, da área de ‘Estudo Acompanhado’, da matemática e do seu processo de ensino e de aprendizagem e no desenvolvimento de apetências e competências matemáticas, transversais e específicas para os próprios (‘alunos-professores) e para os colegas (alunos). Para tentar dar resposta às questões de investigação subjacentes, optou-se por um ‘estudo de caso’ com ênfase interpretativa e pelo tratamento essencialmente qualitativo dos dados recolhidos. A experiência envolveu duas turmas, uma com 16 alunos e outra com 19 alunos do 9º ano de escolaridade, das quais a investigadora tinha sido professora no ano lectivo anterior. As sessões de planificação e abordagem de tópicos de matemática, em grupo, foram organizadas em dois momentos distintos – duas sessões de planificação de cerca de 90 minutos realizadas na aula da área ‘Estudo Acompanhado’ e na aula de matemática e quatro sessões, com aproximadamente 90 minutos cada de abordagem de tópicos de matemática realizada na aula de matemática. Para a recolha de dados usaram-se as técnicas da inquirição, da observação directa e da análise documental, as quais foram suportadas por vários instrumentos, como: um Questionário Inicial preenchido, pelos alunos; uma grelha de registo dos aspectos essenciais captados em vídeo durante a realização da planificação e a abordagem dos temas; um teste de avaliação das aprendizagens nas versões pós e pré-teste e um teste final de avaliação; um diário de bordo; relatórios; documentos produzidos pelos alunos e outros artefactos considerados significativos. Da análise dos resultados, concluiu-se que os alunos, ao assumirem o papel de professores, tiveram a tendência a reproduzir o modelo de aula de matemática a que estavam habituados ao longo do seu percurso escolar. No entanto este estudo contribuiu para uma aprendizagem eficaz e efectiva dos alunos, quer como ’alunos-professores’ quer como ‘alunos’, permitindo o desenvolvimento de diversas apetências e competências matemáticas. ABSTRACT: Poor school performance in Mathematics is (still) a reality which has been worrying everybody. In spite of the several efforts which have been made to overcome this phenomenon, students have been given little opportunity to show what they would do if they could perform the teacher’s role. So, the possible impact or even the impact of such a performance is unknown, especially on himself or on his schoolfellows in what concerns the construction of a (new) mathematics culture. In this context, the investigation we have accomplished aimed principally at studying which type of didactic performance the “teaching students” would prefer to approach mathematics items planned during the Studying classes and at evaluating the impact of such a performance on the construction of a new perspective, more positive and more accurate, of this area which is called Studying, of Mathematics, of its teaching and learning process and of the development of the mathematical trends and abilities, cross curricular and specific for themselves (the “teaching students”) and for their schoolfellows (the students). In order to try to answer to the questions underlying the investigation, we’ve chosen a case study which involved groups of 9th grade students and the qualitative process of the data collected. The planning sessions took place in Studying classes and the approach to the mathematics items happened in Maths classes. For the data collection we’ve chosen the enquiry and direct observation and the analysis of documents techniques which were supported by several instruments such as: questionnaires, grids of register of the essential aspects recorded in video, final evaluation tests, in their pre and past evaluating forms, log files, reports, documents produced by the students and other instruments we’ve considered relevant. From the analysis of the results we’ve concluded that when the students take the teacher’s place, they were led to reproduce the model of the Maths lessons which they have had along their school life. However, it has helped to the construction of a more positive and more accurate new view of the Studying classes, of Mathematics and its teaching and learning process and of the development of mathematical trends and abilities, cross curricular and specific for themselves (the “teaching students”) and for their schoolfellows (the students).

Document Type Master thesis
Language Portuguese
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