Document details

Criatividade e comunicação da ciência : estratégias criativas para comunicar noções básicas de hereditariedade do programa de ciências naturais do 9º ano do 3º ciclo do ensino básico

Author(s): Anastácio, Rita Sofia Santos

Date: 2006

Persistent ID: http://hdl.handle.net/10773/3379

Origin: RIA - Repositório Institucional da Universidade de Aveiro

Subject(s): Ensino das ciências; Ciências da natureza; Comunicação; Criatividade; Ludicidade


Description

A comunicação que se apresenta expõe as estratégias criativas utilizadas na disciplina de Ciências Naturais do 9º ano do 3º ciclo do Ensino Básico, bem como os resultados nas aprendizagens dos alunos das noções de hereditariedade. As estratégias foram desenvolvidas no âmbito do projecto de investigação conducente à obtenção do grau de Mestre pela Universidade de Aveiro, em Comunicação e Educação em Ciência. A finalidade consiste em demonstrar, nas aprendizagens dos alunos, a eficiência de comunicar criativamente. Adoptando-se os modelos de Bellón (1998) e da ludicidade de Lopes (2004), construíram-se as estratégias criativas orientadas pelos pressupostos: 1) o professor é um agente promotor da aprendizagem científica sendo, portanto, um condicionador do desenvolvimento da aprendizagem ou um bloqueador; 2) as crianças entre os 14-15 anos manifestam nos seus comportamentos características do espírito científico; 3) o professor ao promover e desenvolver estratégias de criatividade e de ludicidade promove o desenvolvimento do espírito científico nas aprendizagens. Para organização da experiência implementaram-se cenários de experiência em sala de aula e recolheram-se dados através do recurso a questionários aos alunos em três momentos diferenciados, antes e depois da experiência. Bem como a análise das narrativa autobiográfica elaborada pela autora do projecto, Rita Anastácio. Os resultados obtidos corroboram a eficiência das estratégias criativas na aprendizagem de conceitos de hereditariedade, pois tanto os alunos se sentiram envolvidos na experiência, como assinalaram que gostariam de experienciar mais aulas semelhantes à que aplicou as estratégias criativas. ABSTRACT: The present communication exposes creative strategies implemented in the discipline of Natural Science of the 9th grade from the 3rd cycle Basic Instruction, as well as the results of the apprenticements by the pupils about the theme in question: Heredity Basic Notions. Developed in the ambit of the investigation project to conduce to the obtention of the Master Degree in Science Communication and Education by the Aveiro University. And witch finality is to demonstrate, in pupils apprenticements, the efficiency of communicating creatively. It were built creative strategies, adopting Bellón (1998) and Lopes (2004) models, orientated by the pretexts: 1) teachers can promote the scientific learning (they can permit or block that process); 2) children between 14-15 years old manifest in their behaviour the scientific spirit characteristics: they detain critic capacity, curiosity, experiment and acknowledge discourse, and they can debate ideas; 3) teachers, when they build and develop creative strategies, facilitate the development of scientific spirit and of the learning’s. To organize this experience, were implemented scenarios of experience in classroom and, was collected data of two questionnaires filled by the pupils, in three differentiated moments, before and after the experience in classroom. As well as the analysis of the autobiographic narrative elaborated by the author of the project, Rita Anastácio. The obtained results corroborate the efficiency of the creative strategies in the learning process of the heredity and genetic concepts. The students revealed to be involved by the experience of the strategies, and their testimonials revealed that they wanted to experiment other lessons like this that used creative strategies.

Document Type Master thesis
Language Portuguese
facebook logo  linkedin logo  twitter logo 
mendeley logo