Author(s): Palos, Ana Cristina
Date: 1995
Persistent ID: http://hdl.handle.net/10362/157
Origin: Repositório Institucional da UNL
Author(s): Palos, Ana Cristina
Date: 1995
Persistent ID: http://hdl.handle.net/10362/157
Origin: Repositório Institucional da UNL
Dissertação de mestrado em Ciências da Educação: área de Educação e Desenvolvimento
O trabalho que se apresenta foi construído em torno duma questão central: como é que as famílias perspectivam a educação duma criança, como desenvolvem o seu processo educativo e como se relacionam com a instituição escolar? O estudo incide sobre um conjunto da famíliass eleccionadas em função da sua ligação a três instituições de educação pré-escolar, localizadas na cidade de Angra do Heroísmo. Mediante entrevistas aos casais e educadoras, questionário às famílias e grelhas de registo das actividades diárias, preenchidas pelas educadoras, obtivemos um manancial de dados, que analisámos e questionámos, com a finalidade de apreender os significados e interpretações que os actores sociais envolvidos conferem às suas acções e estratégias.