Author(s): Roque, Marina Leal
Date: 2010
Persistent ID: http://hdl.handle.net/10362/5000
Origin: Repositório Institucional da UNL
Subject(s): Sistemas ERP; Usabilidade; Análise de utilizadores e tarefas; Avaliação heurística
Author(s): Roque, Marina Leal
Date: 2010
Persistent ID: http://hdl.handle.net/10362/5000
Origin: Repositório Institucional da UNL
Subject(s): Sistemas ERP; Usabilidade; Análise de utilizadores e tarefas; Avaliação heurística
Dissertação apresentada no âmbito do Mestrado em Engenharia Informática na Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade Nova de Lisboa para a obtenção do Grau de Mestre em Engenharia Informática
Ao longo do tempo, tem-se verificado um enorme avanço tecnológico, pelo que os sistemas interactivos já fazem parte do dia-a-dia das pessoas, de modo a facilitar as suas tarefas quotidianas e profissionais. Muitos destes sistemas já se encontram de tal forma enraizados na vida de cada um de nós que, se tornaria difícil a realização de determinadas tarefas sem a sua preciosa ajuda. Contudo, o processo inicial de interacção pode representar um momento complicado, uma vez que, nem sempre estes sistemas conseguem transmitir, de forma simples, quais as acções a realizar para concretizar uma determinada tarefa. Deste modo, torna-se essencial contemplar o estudo e análise da usabilidade das interfaces durante todo o ciclo de vida desse software. Um sistema, para ter uma boa usabilidade, deve preencher as necessidades dos utilizadores, ajudando-os a cumprir com os seus objectivos e a realizar as suas tarefas de modo eficiente. Deve também facilitar, o melhor possível, o processo de aprendizagem. Esta dissertação tem como objectivo avaliar e melhorar a usabilidade de um sistema ERP (Enterprise Resource Planning), de modo a proporcionar a satisfação dos utilizadores que interagem com este sistema no seu dia-a-dia profissional. Pretende-se ainda criar um processo sistemático que possa posteriormente ser aplicado a sistemas semelhantes, para avaliação da sua usabilidade, de modo a proporcionar a melhoria das suas interfaces e, consequentemente facilitar o processo de interacção com o utilizador.