Author(s): Couceiro, Maria do Loreto
Date: 1992
Persistent ID: http://hdl.handle.net/10362/71
Origin: Repositório Institucional da UNL
Author(s): Couceiro, Maria do Loreto
Date: 1992
Persistent ID: http://hdl.handle.net/10362/71
Origin: Repositório Institucional da UNL
Dissertação de mestrado em Ciências da Educação: área de Educação e Desenvolvimento
O presente projecto insere-se na área de investigação dos processos de formação de adultos, nomeadamente dos modelos e estratégias de autoformação. Partindo do conceito de autoformação hoje defendido por muitos autores para quem autoformação é um processo de apropriação completa e individual do poder de formação, reconhece-se que, nesse processo, cada pessoa é chamada a ser simultaneamente sujeito e objecto da sua própria formação. Atribuir ao sujeito um lugar central no seu processo formativo torna-se cada vez mais pertinente no contexto das actuais correntes de intervenção em educação de adultos. Igualmente, ao proceder ao aprofundamento dos actuais estudos teóricos se verifica que a autoformação é apontada como um dos processos mais adequados a formação dos adultos.