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A Literacia da Informação: do ideal ao real - estudo de caso

Autor(es): Martins, Ricardo Manuel Nogueira Capela

Data: 2012

Identificador Persistente: http://hdl.handle.net/10284/3188

Origem: Repositório Institucional - Universidade Fernando Pessoa

Assunto(s): Literacia da informação; Infoliteracia; Literacia; TIC; Biblioteca escolar; Aprendizagem ao longo da vida; Sociedade da Informação; Information literacy; Infoliteracy; ICT; School Library; Lifelong learning; Information Society


Descrição

Dissertação apresentada à Universidade Fernando Pessoa como parte dos requisitos para a obtenção do grau de Mestre em Ciências da Informação e da Documentação.

A infoliteracia é, desde que surgiu na década de setenta do século XX, uma temática que tem interessado a diversos autores. Envolta em inúmeras discussões científicas, alvo de diversas campanhas de promoção, é definitivamente um tema que está na ordem do dia, dada a sua profunda ligação às Tecnologias da Informação e Comunicação, cada vez mais imprescindíveis. Ao longo deste trabalho procura-se reunir definições e concepções de infoliteracia recolhidas em bibliografia nacional e internacional, revê-las criticamente e procurar entender se possuirão os alunos do terceiro ciclo do ensino básico as competências básicas para poder aspirar à competência em informação pelo domínio de competências ao nível do uso da informação e ao nível das literacias básica e funcional. Since it was first conceptualized in the seventies, Information literacy has been a subject which has interested several book writers. Due to its futuristic and constant growth, this matter has been surrounded by scientific disputes, subject of many campaigns and mainly because of the connection that it has, beyond a shadow of a doubt, to Information and Communication Technologies that is becoming increasingly significant from day to day. On this work, we look forward to gather definitions, to offer different information literacy concepts and critically analyze them, as well as trying to decode if eighth grade pupils (Basic School) are ready to be taken into an hypothetical information literacy program, as well as they are able to correctly use the information appropriately or if they just keep on trying to be literate people.

Tipo de Documento Dissertação de mestrado
Idioma Português
Orientador(es) Freitas, Judite A. Gonçalves de; Regedor, António
Contribuidor(es) Repositório Institucional da Universidade Fernando Pessoa
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