Detalhes do Documento

O uso das TIC nas escolas do 1º ciclo do ensino básico do distrito de Bragança

Autor(es): Neto, Albertina da Igreja

Data: 2010

Identificador Persistente: http://hdl.handle.net/10198/3993

Origem: Biblioteca Digital do IPB

Assunto(s): Uso das TIC; Competências em TIC; Formação de professores em TIC; Atitudes dos professores face às TIC


Descrição

As Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC) têm sido impulsionadoras de novas estratégias de ensino e de aprendizagem nos vários níveis de ensino. Os principais objectivos do estudo foram: compreender os modos de utilização das TIC pelos professores do 1º Ciclo do Ensino Básico; identificar o nível de formação em TIC e conhecer as atitudes desses professores face à aprendizagem das TIC e sua utilização educativa. A metodologia seguida neste trabalho pode ser caracterizada pelos seguintes aspectos: estudo misto, assumindo características do paradigma quantitativo e qualitativo; o principal instrumento de recolha de dados foi um questionário, embora também tenham sido realizadas entrevistas para complementar a informação obtida pelo questionário; a amostra é constituída por 82 professores do 1º Ciclo do Ensino Básico. Dos principais resultados obtidos destacamos: Os professores da amostra consideram importante a utilização das TIC no 1º Ciclo do Ensino Básico; de um modo geral, usam as TIC com regularidade para uso pessoal e o mesmo não se verifica no desenvolvimento de actividades com os alunos. Possuem conhecimentos razoáveis acerca da Internet e de programas do ambiente Windows. Dos dados do estudo podemos inferir que o uso das TIC pelos professores do 1º Ciclo ainda não faz parte das suas estratégias diárias no contexto de sala de aula, embora muitos deles já usem regularmente as TIC para o desenvolvimento de actividades pessoais. Neste sentido, ainda há um logo caminho a percorrer para que as TIC possam ser úteis para os alunos no contexto de sala de aula. The Information and Communication Technology (ICT) have been driving new strategies for teaching and learning in various educational levels. The main objectives of the study were: to understand the uses of ICT by Elementary School Teachers (teachers in the 1st cycle of basic education), to identify the level of ICT training and know the attitudes of those teachers towards the learning of ICT and its educational use. The methodology of this work can be characterized by the following aspects: join study, taking on characteristics of quantitative and qualitative paradigm; the main instrument of data collection was a questionnaire, although interviews have also been made to supplement the information obtained by the questionnaire; the sample consists of 82 Elementary School Teachers (teachers of the 1st cycle of basic education). Highlight the main results: The teachers of the sample consider the use of ICT in Elementary School important; in general, they regularly use ICT for personal use and the same is not true in the development of activities with students. These teachers have reasonable knowledge about the Internet and programs of the Windows environment. From the survey data we can infer that the use of ICT by Elementary School Teachers is not yet part of their daily strategies in the context of the classroom, although many of them regularly use ICT for the development of personal activities. So, we can conclude, that there is still a long way to go before ICT can be useful for students in a classroom‘s context.

Tipo de Documento Dissertação de mestrado
Idioma Português
Orientador(es) Miranda, Luísa; Pereira, Maria João
Contribuidor(es) Biblioteca Digital do IPB
facebook logo  linkedin logo  twitter logo 
mendeley logo

Documentos Relacionados

Não existem documentos relacionados.