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A exposição Darwin 150-200 do Museu da Ciência da Universidade de Coimbra

Autor(es): Meirinho, Inês Isabel Costa cv logo 1

Data: 2010

Identificador Persistente: http://hdl.handle.net/10316/17899

Origem: Estudo Geral - Universidade de Coimbra

Assunto(s): Museu da Ciência da Universidade de Coimbra -- exposição; Darwin, Charles, 1809-1882 -- obra


Descrição
As mudanças dramáticas que as sociedades têm testemunhado nos últimos dois séculos têm deixado marcas na dinâmica dos museus. A abertura destes espaços a todos os públicos lançou novos desafios aos quais as equipas museológicas deverão responder. De utilização recente no nosso país, a avaliação museológica tem-se tornado uma óptima estratégia para os profissionais dos museus, ajudando-os a concretizar com maior rigor e qualidade o seu papel de divulgadores das ciências. Com o intuito de contribuir para o profundamento dos conhecimentos acerca da utilização das exibições como forma de divulgação científica, foi desenvolvido na exposição DARWIN 150 200 um projecto de avaliação sumativa (summative evaluation), onde foram aplicados Personal Meaning Mapping e questionários, realizadas observações e conversas informais. A elaboração deste trabalho permitiu identificar o papel que as exposições desempenham no aumento dos índices de cultura científica de todos aqueles que as visitam e identificar os factores que condicionam directamente o processo de aprendizagem em contexto museológico. Além disto, esta investigação reafirma a importância de desenvolver avaliações de exposições e de públicos nos museus. The dramatic changes that societies have witnessed over the past two centuries had an impact on the dynamics of Museums. The opening of these spaces to all kinds of publics launched new challenges to which museological teams should respond. Of recent usage in our country, museological evaluation has become an excellent strategy for museum professionals, helping them to achieve with greater rigour and quality their role as communicators of science.In order to contribute to the improved knowledge about the use of exhibitions as a means of scientific divulgation, it was developed in the exhibition DARWIN 150 200 a project of “summative evaluation”, where it were applied Personal Meaning Mapping and questionnaires, and conducted observations and informal conversations. This work has allowed to identify the role that exhibitions play in increasing the scientific culture of all those who visit them and to identify the factors that influence directly the learning process in a museological context. Furthermore, this research reaffirms the importance of developing evaluations of museum exhibitions and publics. Dissertação de mestrado em História, (Museologia), apresentada à Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra
Tipo de Documento Dissertação de Mestrado
Idioma Português
Orientador(es) Casaleiro, Pedro; Vaquinhas, Irene Maria
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