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Marketing territorial e desenvolvimento das populações : a paisagem cultural de...

Autor(es): Fidalgo, Sandra Sardo cv logo 1

Data: 2009

Identificador Persistente: http://hdl.handle.net/10316/13475

Origem: Estudo Geral - Universidade de Coimbra

Assunto(s): Ordenamento do território; Desenvolvimento local -- Óbidos; Planeamento estratégico -- Óbidos; Política de turismo -- Óbidos


Descrição
Este trabalho tem como objectivo analisar a aplicação do marketing territorial no desenvolvimento do território, como uma metodologia que permite novas estratégias e competências num contexto actual de crescente diversidade, competitividade, velocidade e complexidade. Apesar de não ser uma estratégia recente, temos vindo a assistir à intensificação da utilização das práticas de marketing territorial, num contexto de planeamento estratégico, com vista a alcançar o desenvolvimento, onde a adopção de novos métodos de trabalho e de uma visão prospectiva são essenciais. Toda esta problematização é depois transposta para a paisagem cultural de Óbidos, onde tentamos perceber de que forma se tem afirmado no contexto nacional, a importância da sua localização geográfica, dos eventos, dos empreendimentos turísticos e das redes de cooperação neste processo e qual o impacto junto dos visitantes, residentes e comerciantes. Por fim, analisaremos de forma crítica a estratégia de Óbidos no contexto global, a sua capacidade de resiliência num quadro de permanente mudança e de contínuo reajustamento da estratégia de marketing territorial face a novos contextos. This paper aims to analyze the implementation of marketing places as a methodology that allows a place to develop new strategies and skills to succeed in nowadays growing diversity, competitiveness, speed and complexity. Although marketing places is not a recent strategy, we have seen the intensification of the its use in the context of strategic planning in order to achieve sustainable development, where the adoption of new methods of work and envision is essential. All this conceptualization is then transposed into the cultural landscape of Óbidos, where we try to understand how it has been stated in the national context, the importance of geographical location, events, touristic developments and cooperation networks in this process, including its impact on visitors, residents and sellers. Finally, we will examine critically the strategy of Óbidos in the global context, its resilience in a context of constant change and continuous readjustment to new contexts of marketing places strategy. Dissertação de mestrado na área da Geografia (Ordenamento do Território), apresentada à Fac. de Letras da Univ. de Coimbra
Tipo de Documento Dissertação de Mestrado
Idioma Português
Orientador(es) Fernandes, João Luís
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