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Relação de vinculação, práticas educativas e ajustamento emocional na Díade Pai...

Autor(es): Cruz, Mónica Susana Antunes da cv logo 1

Data: 2011

Identificador Persistente: http://hdl.handle.net/10437/1700

Origem: ReCiL - Repositório Científico Lusófona

Assunto(s): PSICOLOGIA; VINCULAÇÃO; PRÁTICAS EDUCATIVAS; AJUSTAMENTO EMOCIONAL; PSYCHOLOGY; ATTACHMENT; EDUCATIONAL PRACTICES; EMOTIONAL ADJUSTMENT


Descrição
O objectivo desta investigação foi estudar a relação entre a segurança de vinculação das crianças e a representação da vinculação, as práticas educativas e estilos parentais, com a finalidade de compreender a ligação entre estas variáveis e o ajustamento emocional das crianças. Este estudo foi constituído por 36 díades Pais-Filhos, com crianças entre os 7 e os 12 anos de idade. Os instrumentos utilizados para os pais foram: Escala de Vinculação no Adulto - EVA, para avaliar a representação da vinculação nos adultos, a Escala de memórias na Infância para pais - EMBU-P, que avalia as práticas educativas do pais e, o Questionário de Dimensões e Estilos Parentais - QDEP, que avalia os estilos educativos dos pais segundo a tipologia de Baumrind. Os instrumentos utilizados para as crianças foram: Kerns Security Scale - KSS, que avalia a segurança de vinculação ao pai e à mãe e, as memórias na Infânica para Crianças - EMBU-C , que avalia as práticas educativas parentais percebidas pelas crianças. Nesta investigação, a relação entre a representação da vinculação aos pais não foi conclusiva, não se tendo verificado a nível estatístico. No entanto, pode-se concluir a influência das práticas educativas no ajustamento emocional dos filhos. Orientadora: Fernanda Salvaterra
Tipo de Documento Dissertação de Mestrado
Idioma Português
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