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O uso do manual escolar enquanto recurso promotor do desenvolvimento de competências históricas

Autor(es): Gonçalves, Joana Mafalda Lopes

Data: 2011

Identificador Persistente: http://hdl.handle.net/10216/57058

Origem: Repositório Aberto da Universidade do Porto

Assunto(s): História - Ensino; Manuais de ensino - Avaliação


Descrição

Num contexto de iniciação à prática profissional e seguindo o paradigma de uma pedagogia por competências importa reflectir sobre as práticas docentes. Tendo ainda em atenção toda a actual conjuntura educativa que e cada vez mais complexa, e na qual professores e alunos se vêm integrados como actores principais, pretendemos reflectir sobre um recurso pedagógico - didáctico incontornável: o manual escolar. Apesar das mutações sentidas ao longo dos tempos, facto e que o manual escolar tem mobilizado inúmeras reflexões, exibindo-se desta forma como um tema central no campo da educação. Como tal, procuramos mostrar que este constitui um recurso cumpridor de varias funções, nomeadamente no que diz respeito ao contributo do desenvolvimento de competências. Contudo, pretendemos também demonstrar a necessidade de uma consciência critica e interventiva por parte do Professor, para que seja capaz de o conhecer e utilizar como promotor do desenvolvimento de competências.

Tipo de Documento Dissertação de mestrado
Idioma Português
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