Autor(es):
Balula, João Paulo
Data: 2009
Identificador Persistente: http://hdl.handle.net/10400.19/716
Origem: Repositório Científico do Instituto Politécnico de Viseu
Assunto(s): Leitura funcional; Estratégias de leitura; Didáctica do Português; Iniciação à leitura e à escrita
Descrição
O acesso às fontes da informação e do conhecimento está cada vez mais facilitado devido aos meios colocados à disposição dos cidadãos. A língua escrita é cada vez mais uma fonte privilegiada, assumindo a leitura um papel único no acesso a essa fonte da informação e do conhecimento. Tendo por base um estudo levado a cabo com alunos do ensino básico, no âmbito de um projecto de doutoramento em Didáctica (Universidade de Aveiro), concluído em 2007, apresenta-se uma proposta de abordagem didáctica da leitura funcional na unidade curricular de Iniciação à Leitura e à Escrita do Curso de Educação Básica da Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Viseu. Parte-se da definição das linhas directrizes de um processo de ensino da Língua Materna, orientado para o desenvolvimento de competências em leitura funcional, associadas à recolha e tratamento de informação numa perspectiva multidisciplinar, para a concepção de actividades a implementar em aulas do Ensino Básico.
Centro de Estudos em Educação, Tecnologias e Saúde - IPV.