Detalhes do Documento

Aprendizagem baseada em problemas no ensino profissional da informática : aplicação a uma turma do curso técnico de multimédia - 10º ano na unidade de noções de layout

Autor(es): Graça, Andrea Rosa Pulquério da Silva

Data: 2011

Identificador Persistente: http://hdl.handle.net/10451/4109

Origem: Repositório da Universidade de Lisboa

Assunto(s): Ensino da informática; Design por computador; Relatórios da prática de ensino supervisionada - 2011


Descrição

Relatório da prática de ensino supervisionada, Mestrado em Ensino de Informática, Universidade de Lisboa, 2011

O presente relatório reflecte a experiência obtida na prática de ensino supervisionada, efectuada no âmbito da disciplina de Introdução à Prática Profissional IV – Informática do Mestrado em Ensino de Informática da Universidade de Lisboa. Esta intervenção decorreu na Escola Secundária D. Dinis, em Lisboa numa turma do 10º ano do Curso Profissional de Técnico de Multimédia, tendo sido leccionado o módulo de Design Multimédia, na unidade de Noções de Layout. O ensino de conceitos relacionados com a disposição dos elementos (layout) de aplicações informáticas é, pela sua própria natureza, um ensino eminentemente prático. Como tal, optou-se por recorrer à metodologia de Aprendizagem Baseada em Problemas, uma vez que experiências anteriores mostraram que facilita as aprendizagens pela descoberta de solução para um problema proposto. Uma vez que os conhecimentos envolvidos na construção de layouts são, em larga medida, resultantes tanto da experiência como do contacto com um grande número de aplicações, considerou-se que integrar a busca de conhecimentos pelos próprios alunos com a apresentação de exemplos concretos por parte do docente permite responder cabalmente ao desafio que é a leccionação desta temática. O presente relatório está dividido em quatro grandes secções, em que se aborda, respectivamente, o enquadramento da problemática e das orientações curriculares, o plano de intervenção, a recolha de dados e a posterior análise e apresentação dos resultados. Após estas secções, é apresentada uma reflexão que engloba tanto o trabalho desenvolvido como os seus resultados.

This report reflects the work developed on a supervised teaching practice for the subject Prática Profissional IV – Informática, which is a a part of the Mestrado em Ensino de Informática at Universidade de Lisboa. This activity was developed at Escola Secundária D. Dinis in Lisbon with a 10º grade class of Curso Profissional de Técnico de Multimédia (Multimedia Technician Professional Course), during the Layout Concepts unit of the Multimedia Design module. The teaching of concepts related to the layout of computer applications is itself a practical teaching mostly. Therefore Problem Based Learning was chosen as the teaching methodology, considering that previous experiments showed that it facilitates learning by discovering a solution for a given problem. As the knowledge involved in designing layouts is the result of the experience and contact with a large number of applications, it was considered that integrating the students search with teacher proposed examples was an appropriate approach to teach this subject. This report is divided in four large sections, namely the main subject framing and curricular guidelines, the intervention plan, the data collection with the following analysis and result presentation. After these four sections it is shown a reflection on the developed work and its results.

Tipo de Documento Dissertação de mestrado
Idioma Português
Orientador(es) Matos, João Filipe, 1950-
Contribuidor(es) Repositório da Universidade de Lisboa
facebook logo  linkedin logo  twitter logo 
mendeley logo