Detalhes do Documento

O papel do e-learning no reconhecimento de competências

Autor(es): Sousa, Cátia Alexandra Ferreira de, 1983- cv logo 1

Data: 2008

Identificador Persistente: http://hdl.handle.net/10451/796

Origem: Repositório da Universidade de Lisboa

Assunto(s): Formação experiencial; E-learning; Relatórios de estágio


Descrição
O presente trabalho, enquadra-se no estágio realizado no Centro Novas Oportunidades (CNO) do Centro Naval de Ensino a Distância (CNED) para a obtenção do grau de Mestre em Ciências da Educação, na área de Formação de Adultos. O tema deste relatório, o e-learning no reconhecimento de competências, surge com o intuito de proporcionar aos adultos da instituição, o acesso a mais um instrumento para que estes consigam adquirir uma certificação escolar de acordo com as competências que demonstram. Procurando-se deste modo articular a dinâmica do CNO com o Ensino a Distância, permitindo um maior entrosamento com a filosofia da instituição acolhedora (CNED). Para realizar o Projecto de Estágio foi seguida uma metodologia de construção de projecto, ou seja, após o conhecimento aprofundado da instituição de forma a identificar uma área de intervenção, foi realizado um diagnóstico, nomeadamente através de conversas informais, entrevistas semi-directivas e observação não participante, de forma a identificar os problemas, hierarquizá-los e encontrar soluções alternativas. Foi realizado ainda o desenho do plano de acção, onde foram definidos os objectivos, as estratégias e as actividades e o do plano de acompanhamento e avaliação do projecto. Este projecto encontra-se numa fase de concretização pelo que os resultados obtidos consistem no plano de formação para a equipa de RVC e na apresentação pormenorizada do processo de RVCC na modalidade b-learning, de tal modo que permite antever todas as etapas do processo. Para fundamentar o Projecto de Estágio baseado numa Plataforma de Aprendizagem, foram introduzidas as bases teóricas do Ensino a Distância. No entanto, este trabalho apresenta-se particularmente fundamentado pelo quadro de referência das Ciências da Educação que contempla a educação ao longo da vida, com uma grande incidência na componente experiencial, o que vai permitir ao leitor compreender toda a filosofia subjacente ao processo de RVCC e como este se integra no campo de estudo da Formação de Adultos. This study was developed during my internship in the Centro Novas Oportunidades (CNO) of the Centro Naval de Ensino a Distância (CNED), in Lisbon, through which I'll get the Master degree in Education, in Adults Education's area. The subject of this report - e-Learning in the Recognition Skills - has appeared with the intention to provide a new instrument for helping adults to acquire a school certification in accordance with the skills they demonstrate. This fact will articulate CNO's dynamics with the distance learning, allowing a superior intermeshing of the CNO with the CNED's philosophy. The study followed a project building methodology. In order to identify an intervention area, I made a diagnosis which was covered with interviews and observations, to identify problems and find solutions. From this work was built an action plan which contemplates the study's goals, strategies, and activities and the monitoring and evaluation plan of the project. This project is in progress, so the work's results contemplate a training plan for the RVC team and a detailed presentation of the b-learning RVCC process, allowing foresee all the necessary stages. To support the Project based in a Learning Management System (LMS), I'll introduce the theoretical bases of Distance Education. This work is also motivated by Education's references, like the lifelong education, specifically incidence in the acquired experience. These frames will allow the reader to understand the whole philosophy behind the RVCC process and how it is integrated in the Adults Education. Relatório de estágio realizado no âmbito do Ciclo de Estudos conducente ao Grau de Mestre em Ciências da Educação (Formação de Adultos), apresentado à Universidade de Lisboa através da Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, 2008
Tipo de Documento Dissertação de Mestrado
Idioma Português
Orientador(es) Cabrito, Belmiro Gil, 1949-
delicious logo  facebook logo  linkedin logo  twitter logo 
degois logo
mendeley logo

Documentos Relacionados