Autor(es): Sanches, Tatiana
Data: 2005
Identificador Persistente: http://hdl.handle.net/10451/839
Origem: Repositório da Universidade de Lisboa
Assunto(s): Bibliotecas municipais - Portugal; Promoção da leitura; Práticas de leitura
Autor(es): Sanches, Tatiana
Data: 2005
Identificador Persistente: http://hdl.handle.net/10451/839
Origem: Repositório da Universidade de Lisboa
Assunto(s): Bibliotecas municipais - Portugal; Promoção da leitura; Práticas de leitura
Tese de Mestrado em Ciências da Educação (Área de Especialização em Educação e Leitura) apresentada à Universidade de Lisboa através da Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, 2005
Os objectivos gerais da investigação prendem-se com a verificação da validade de uma metodologia de promoção da leitura: os grupos de leitura para jovens. Esta validação assentou no estudo de caso do projecto «Passa a Palavra», realizado entre 2003 e 2005 na Biblioteca Municipal do Seixal. A dissertação baseia-se em três aspectos essenciais: os grupos de leitura enquanto metodologia de promoção da leitura, as propostas de leitura que dão o conteúdo a estes grupos e os actores e relações interpessoais que sustentam a sua existência (jovens e adultos). A autora conclui, baseada nesta experiência e perante os dados recolhidos em entrevistas e inquéritos, que os grupos de leitura são uma actividade válida para a promoção de práticas de leitura e consolidação de hábitos desta natureza entre os jovens, em particular em jovens leitores já constituídos, no contexto da biblioteca pública.
The general objectives of the research are related with the verification of the validity of a methodology of reading promotion: the reading groups for young people. This validation was seated in the study of case of the project "Passa a Palavra", carried through between 2003 and 2005 in the Municipal Library of Seixal. The dissertation is based on three essential as-pects: the reading groups as a methodology of reading promotion, the interpersonal propos-als of reading that give the content to these groups and the actors and relations that support its existence (young e adult). The author concludes, based on this experience and on the data collected in interviews and inquiries, that the reading groups are a valid activity for the promotion of reading practices and consolidation of habits of this nature among the young, in particular in young constituted readers already, in the context of the public library.