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A educação na revista “O Panorama”

Autor(es): Rodrigues, João Bartolomeu

Data: 2008

Identificador Persistente: http://hdl.handle.net/10348/108

Origem: Repositório da UTAD

Assunto(s): Herculano, Alexandre, 1810-1877; O Panorama--Estudo crítico; Educação; Jornalismo--Séc. 19


Descrição

O presente trabalho inscreve-se no campo da história da educação e das ideias pedagógicas. Nele estuda-se a temática da educação no Jornal Literário e Instrutivo O Panorama, fundado em 1837, pela Sociedade Propagadora dos Conhecimentos Úteis, e que se publicou semanalmente até 1868. Alexandre Herculano foi o primeiro director de O Panorama, no período de 1837-1839. Por isso, e atendendo às condições em que ele exerceu aquele cargo, procurou- se demonstrar que Alexandre Herculano foi autor de diversos textos, divulgados em O Panorama, sem indicação de autoria. Do trabalho que realizámos resultaram dois volumes. O segundo tomou a forma de antologia, compilando os textos de carácter pedagógico, ou directamente alusivos a questões educativas, que identificámos em O Panorama. No primeiro volume, fez-se um ensaio de caracterização de O Panorama e evidenciaram-se as principais ideias sustentadas pelos seus redactores, acerca da educação, destacando as propostas relativas à promoção da escola pública, em Portugal, e, particularmente, a proposta de Herculano, a partir da prévia identificação dos textos de sua autoria. O primeiro volume tem seis capítulos: - o Capítulo I é dedicado aos procedimentos metodológicos, cuidando do tema, do problema e das tarefas realizadas ao longo da investigação; - o Capítulo II situa O Panorama, procedendo à sua contextualização históricopolítica, e expõe sinopticamente a evolução da educação no nosso País, desde o tempo do Marquês de Pombal, até ao final da Regeneração; - o Capítulo III anota as circunstâncias determinantes da publicação de O Panorama, de que também apresenta a estrutura e o elenco dos temas nele abordados; - o Capítulo IV evidencia as linhas mestras do conjunto de posições e opiniões, relativas à educação, dadas a conhecer através de O Panorama, destacando as propostas de três autores para organizar o sistema escolar em Portugal; - o Capítulo V relata os esforços de identificação dos artigos da autoria de Alexandre Herculano, no conjunto de textos, sobre matérias educativas, publicados anonimamente em O Panorama; - o Capítulo VI regista os resultados da análise dos textos escritos por Alexandre Herculano (ou cuja autoria se considerou que lhe poderia ser atribuída), resumindo as principais ideias que deram corpo ao seu pensamento sobre a educação.

The present work befits in the area of the History of Education and Educational Ideas. Its main concern is the educational themes accounted for in the Jornal Literário e Instrutivo O Panorama (Literary and Informative Journal The Panorama). Founded in the year 1837 by the Sociedade Propagadora de Conhecimentos Úteis (Society for the Dissemination of Worthwhile Knowledge), it was a weekly publication until the year 1868. Alexandre Herculano (one of the best known portuguese writers from the Romantic Period and one of the most reputed portuguese historians) presided over O Panorama since its foundation until 1839. Considering this and the conditions under which he chaired the Journal, the present work intends to demonstrate that he wrote various articles published in O Panorama without any identified authorship. Two volumes document this work. The second volume comprises an anthology of educational articles extracted from O Panorama. The first volume characterizes O Panorama, emphasizing its main ideas on education, its proposals for the promotion of public schools in Portugal, and particularly focuses on Herculano's proposals, derived from pinpointing his articles. This first volume has six chapters: - Chapter One focuses attention on the research theme and question and also describes the research procedure; - Chapter Two offers an overview of the historical and political conditions in which O Panorama was published and a brief perspective of Portuguese educational evolution, since the middle of the 18th century until the beginning of the last quarter of the 19th century; - Chapter Three presents a characterisation of O Panorama; - Chapter Four displays the core opinions on education published in O Panorama, highlighting three proposals for the organisation of the Portuguese Educational System; - Chapter Five tries to identify, in the set of articles on educational issues published incognito in O Panorama, those authored by Alexandre Herculano; - Chapter Six analyses the articles actually or supposedly written by Alexandre Herculano, in order to identify and abridge the ideas that constituted the core of his educational thinking.

Tipo de Documento Tese de doutoramento
Idioma Português
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