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O capital humano: contributo reflexivo para o estudo da relação entre a educaçã...

Autor(es): Cabugueira, Artur Carlos Crespo Martins cv logo 1

Data: 2001

Identificador Persistente: http://hdl.handle.net/10348/29

Origem: Repositório da UTAD

Assunto(s): Portugal; Educação; Economia; Desenvolvimento humano


Descrição
A razão que nos motivou a efectuar o presente trabalho foi, essencialmente, dar um contributo para o conhecimento das relações estabelecidas entre a educação e o desenvolvimento. Desenvolvimento no seu sentido mais amplo e não somente na acepção tradicional marcada pela sua natureza estritamente económica. Começamos por fazer a análise de alguns conceitos importantes relativos à educação institucional, tendo sublinhado alguns aspectos como a crescente atenção que terá de ser dada à educação ao longo da vida; a progressiva importância da educação para o desenvolvimento humano, substituindo o conceito tradicional de educação que a encara como um simples meio de desenvolvimento entre outros; a necessidade cada vez mais sentida da preparação da educação para o confronto com os grandes desafios que lhe serão colocados no século XXI, decorrentes do fenómeno da globalização duma forma geral e da crescente introdução das novas tecnologias de informação e comunicação no campo do ensino duma forma particular. Procedemos a uma análise da evolução do conceito de desenvolvimento, apresentando os aspectos distintivos relativamente ao de crescimento e fizemos referência aos conceitos de desenvolvimento regional e desenvolvimento social e humano. Concluímos com as seguintes ideias chave: O desenvolvimento é um processo que abarca aspectos de natureza qualitativa relativos ao bem-estar e nível de vida das pessoas que não cabem dentro do conceito de crescimento, o qual contempla meramente os aspectos económicos, de carácter quantitativo. Todo o desenvolvimento é desenvolvimento regional, tendo o conceito de desenvolvimento subjacente a variável espaço, ou seja, o facto de dever chegar a todas as regiões, aos locais onde as pessoas se encontram e não estas terem de se deslocar à sua procura. Por outro lado, verifica-se a crescente actualidade do desenvolvimento social e humano, passando as pessoas e o seu bem-estar, de acordo com esta nova filosofia, a constituir o núcleo de todo o desenvolvimento. Efectuamos uma análise da evolução do pensamento relativamente ao contributo de educação para o desenvolvimento, percorrendo o pensamento dos autores e escolas mais representativas, desde os mercantilistas até aos desenvolvimentos teóricos contemporâneos mais recentes, tendo extraído, entre outras, as seguintes conclusões: A importância concedida na história do pensamento económico à educação como um factor de desenvolvimento. A actualidade da Teoria do Capital Humano, no referente à estreita relação entre a educação e o desenvolvimento, não assumindo, contudo, tal relação um carácter linear e automático, mas, pelo contrário, complexo e condicionada, entre outros, a alguns pressupostos como, por exemplo, a democratização da educação, o seu carácter endógeno, a abertura ao meio e a sua diversificação com a criação de novas competências. A interligação entre a educação e o processo de inovação, dado ser já de alguma evidência empírica o facto do capital humano ter grande impacto a nível da capacidade de inovação e difusão tecnológica, as quais, por sua vez, influenciam as taxas de crescimento. A educação, sendo a componente principal do capital humano, aparece, assim, estreitamente ligada ao processo de inovação. Finalizamos o estudo da relação entre a educação e o desenvolvimento, analisando o importante papel que o ensino superior pode desempenhar no desenvolvimento regional, fazendo referência a alguns aspectos considerados da maior importância como: As diversas funções que competem à Universidade, contrastando as funções da Universidade tradicional com as funções da Universidade contemporânea, sublinhando, relativamente a esta, a importância e supremacia da sua função por excelência: a função social e cultural – a produção de ciência e transmissão do saber; A natureza e relevo dos impactos causados pela criação e instalação duma Universidade numa dada região, concluindo pela importância dos mesmos no plano económico, social e cultural. The reasons which motivated us to carry out this work were essentially to give a contribution to the understanding of the established relations between education and development. Development in its broadest meaning and not merely in the traditional sense of its strictly economical feature. We have started with the analysis of some important concepts related to the institutional education, having emphasized some aspects like the growing attention which has to be givem to education all life long; the growing importabce of tradition to the human development, substituting the traditional concept of education which regards it as a simple means of development among others; the growing necessity of fitting education to the confrontation with the great challenges which will be to it in the 21.st century, caused in general by the globalization phenomenon and in particular by the growing introduction of the new information and communication technologies in teaching. We have analysed the evolution of the development concept, presenting the distinctive aspects of the growing concept and we have made reference to the concepts of regional, social and human developments. We have concluded with the following key ideas: The development is a process which encloses qualitative aspects related to the people’s welfare and standard of living which don’t fit in the growing concept, merely considering the qualitative, economical aspects. All the development is a regional development, having the concept of subjacent development, which means it has to reach all the regions, to the places where people live instead of people going to search it. On the other hand, accordin to this, there is a growing actuality of the social and human development, being people and ther welfare the nucleus of all the development. We have carried out na analysis of the evotution of the thouget related to the contribution of education to the development, pointing out the way of thinking of most representative outhors and doctrinesm, since the mercantilists to the most recent theoretical and contemporaly developments, having come to the following conclusions: The importance givem to education as a means of development in the history of the economical thinking. The actuality of the theory of the humam capital, concerning the relation between education and development, not assuming, however a linear and automatic character, but on the contrary, complex and conditioned among others to some presuppositions like for exemple, the democratization of education, its endogenous character, its opening to the surroundings and its diversification as a creation of new competences. The interconnection between the education and the innovation process, as far as it is worth empirical evidence the fact that the human capital has a great impact on the innovation capacity and technological difusion levels, which in turn influence the growth rates. Being education the main component of the human capital, it thus appears strictly connected to the innovation process. We end up the study of the relation between education and development, analysing the important role that may be played by higler education in the regional development, making reference to some worth noticing aspects like: The varied functions which are due to University, contrasting the functions of the tradicional University with those of tge contemporary University, emphasizing the importance and supremacy of its main function. The socual and cultural function – the production of science and the knowledge transfer; The essential qualities of the impacts caused by the creation and installation of a University in a certain region, concluding with ther importance in the economical, social and cultural levels. Tese de Doutoramento em Ciências da Educação
Tipo de Documento Tese de Doutoramento
Idioma Português
Orientador(es) Cepeda, Francisco José Terroso; Azevedo, Maria da Conceição; Pinto, José da Costa
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