Autor(es):
Abreu, Joana Oliveira Nogueira de Sousa
Data: 2010
Identificador Persistente: http://hdl.handle.net/10348/714
Origem: Repositório da UTAD
Assunto(s): Soares, Luísa Ducla -- Contos--Estudo crítico; Literatura infantil--Estudo crítico; Ensino de valores
Descrição
A Literatura, em especial a Literatura Infanto-Juvenil, assume um papel de destaque na educação, na transmissão de saberes e no desenvolvimento do mundo imaginário e fantástico da criança. Luísa Ducla Soares, uma das mais prestigiadas escritoras da Literatura Infantil, consegue através da sua escrita elevar a criança a uma viagem por um mundo novo – o mundo da imaginação. Tal facto pode constatar-se através da análise de algumas das suas obras: Os ovos misteriosos, Doutor Lauro e o Dinossauro, A Princesa da Chuva, A menina Verde e Um filho por encomenda. Esta análise semiótica e temático-simbólica pretenderam dar uma nova visão das suas obras, que revertem para uma mensagem direccionada para a aceitação da diferença. Por último, realizámos a análise da aplicação prática dos contos num contexto escolar. Através da leitura e de outras actividades realizadas, procurámos proporcionar às crianças momentos de diversão e de apelo aos valores. Desta forma, consideramos cumpridos os objectivos que nos propusemos quando da escolha do tema desta dissertação: A aceitação da diferença e a educação para os valores em Luísa Ducla Soares.
Literature, especially children's literature, assumes a prominent role in education, knowledge transmission and development of the imaginary and fantastic world of the child. Luísa Ducla Soares, one of the most prestigious writers of books for children, through her writing can raise the child on a journey to a new world - the world of imagination. This fact can be seen by examining some of his works: Os ovos misteriosos, Doutor Lauro e o Dinossauro, A Princesa da Chuva, A menina Verde e Um filho por encomenda. This semiotic analysis thematic-symbolic intends to give a new vision of her works, they revert to a message directed to the acceptance of difference. Finally, we conducted an analysis of the practical application of the short stories in an educational context. Through reading and other activities, we tried to give children a fun time and an appeal to values. Thus, we believe it meets the objectives we set ourselves when choosing the theme of this thesis: The acceptance of difference and values education in Luísa Ducla Soares.