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O 25 de Abril na literatura para crianças e jovens

Autor(es): Figueiredo, Maria Augusta da Fonseca Pires

Data: 2006

Identificador Persistente: http://hdl.handle.net/10400.2/605

Origem: Repositório Aberto da Universidade Aberta

Assunto(s): Literatura portuguesa; Literatura infantil; Literatura juvenil; 25 de abril de 1974; Revolução


Descrição

Dissertação de Mestrado em Estudos Portugueses Interdisciplinares apresentada à Universidade Aberta

Resumo - No contexto da literatura para crianças e jovens em Portugal, constatamos que existem várias obras que tomam como elemento temático a Revolução de Abril de 1974, contribuindo para a fixação, na memória, desse momento da nossa História colectiva. As primeiras edições surgem no final da década de setenta, mas a maior afluência dá-se nos anos 90, sobretudo em 1999, aquando da data comemorativa da Revolução. Desde então, têm aparecido novas publicações, destinadas a várias faixas etárias, que revisitam a Revolução de Abril e o tempo imediatamente anterior e posterior. O crescente investimento da Literatura, na partilha desses conhecimentos, retrata a preocupação cívica de vários autores, que continuam a empenhar-se na luta contra o esquecimento. Verificamos também que essa temática é abordada segundo várias perspectivas, possibilitando por vezes ao leitor uma reflexão e análise pessoais sobre os acontecimentos. No desenvolvimento do trabalho realizado, procurámos, após um breve enquadramento teórico, reflectir sobre as relações da História com a Literatura, mas, essencialmente, sobre a História na Literatura Infanto-Juvenil. Cientes de que todos os textos sobre esta temática contribuem para a construção de uma memória e identidade colectivas, ensaiámos uma leitura analítica de algumas obras, procurando compreender o que nelas há de mais marcante face à problemática que estudámos. Este estudo avança, também, com uma proposta de tipologia, tentando agrupar os vários livros segundo três categorias: “a História na ficção”, “a História ficcionada” e “livros predominantemente informativos”, realçando em cada uma delas o contributo que oferecem para a compreensão de um período ainda pouco conhecido e valorizado pelas nossas crianças e jovens

Abstract - In the Portuguese children’s literature we have noticed that are published several book about the Revolution of the 25th April, helping children to fix in one’s mind this moment of our History. The first editions books about this landmark in our History appear in the last decades of the seventies trough the biggest affluence is in the 90’s mainly on the 25th anniversary, in 1999. Since then, new books that revise the revolution and the time before and after it made for different ages have been published. This growing investment of Literature on sharing the knowledge of those times depicts the worries of several authors who still fight against forgetfulness. In more recent books, authors approach the subject according to different views and this enhances the reader to have a more personal thought and analysis. In this context, we considered important to make some thoughts on this subject. After a short theoretical context, we tried to think about the relationship of History with Literature, mainly Children’s Literature. Knowing that all the texts we worked with, based on this subject, help to build a group memory and identity, we rehearsed an analytical study of some works, trying to understand the most important information concerning the theme we studied. This study also offers a proposal of a “typology” in which we try to group several books according to three categories: “History on fiction”, “Real History” and “Books that give information”, emphasizing of a time that isn’t well known and recognized by our youngsters

Tipo de Documento Dissertação de mestrado
Idioma Português
Orientador(es) Bastos, Glória
Contribuidor(es) Repositório Aberto
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