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Mudanças organizacionais, culturais e pedagógicas nas escolas do 1ºCiclo: novos percursos da autonomia e de avaliação das escolas: um estudo de caso

Autor(es): Gama, Ana Cristina Batalha Bernardo

Data: 2008

Identificador Persistente: http://hdl.handle.net/10400.2/665

Origem: Repositório Aberto da Universidade Aberta

Assunto(s): Ensino básico; 1º Ciclo; Gestão de estabelecimentos de ensino; Organização escolar; Autonomia; Estudo de casos; School’s autonomy; Decentralization; (re) centralization


Descrição

Dissertação de Mestrado em Administração e Gestão Educacional apresentada à Universidade Aberta

As escolas do 1º Ciclo do Ensino Básico foram, durante quase um quarto de século, regidas pelo mesmo modelo de gestão. Mantiveram-se, por isso, à margem das mudanças verificadas nas escolas preparatórias e secundárias e das experiências gestionárias ensaiadas no início da década de 90. É neste contexto que deve ser compreendida a implementação do Decreto-Lei nº 115-A/98, que não altera apenas a regulação das escolas do 1º Ciclo, mas também as constitui em agrupamento com outras instituições. Perante isto, pretendemos, com esta investigação, saber quais foram as mudanças realizadas com a implementação deste decreto e analisar a participação dos professores neste processo. O estudo, de natureza qualitativa, foi realizado em duas escolas do 1º Ciclo que fazem parte de um agrupamento de escolas, do concelho de Cascais. Este trabalho, que envolveu a realização de entrevistas, observações e análise documental, teve como objectivo principal conhecer a perspectiva dos professores do 1º ciclo em relação ao impacto do actual modelo de gestão, nas estruturas organizacionais, nas culturas profissionais e nas práticas pedagógicas. A análise efectuada permite-nos constatar a existência de um sentimento muito forte de perda de autonomia, pedagógica e organizacional, associada à implementação deste modelo. Os resultados sugerem que, apesar do Decreto-Lei nº115-A/98 defender a descentralização, a participação da comunidade educativa e a devolução das competências às escolas nos domínios, organizacional e estratégico, tal não se verifica no agrupamento em estudo. Não existe uma participação activa da comunidade nem foram devolvidas competências às escolas. O caminho da autonomia tão esperado nas escolas não passou, como outros autores têm defendido, por uma (re) centralização dos poderes na tutela

Les écoles du 1er Cicle de L`Ensine Basiqe avaient, pendant un quart de siècle, à la marge des modifications vérifieés dans les écoles préparatoires et secondaires et des expériences de gestion essayés dans le commencement de la décade de 90. C`est dans ce contexte que l`implementation du Décret-Loi nº 115- A/98, que n`altere seulement la régulamentetion des écoles du 1er Cicle, mais aussi les constitue en groupement avec autres instituitions. Devant ça, nous prétendons, avec cette investigation, savoir quelles sont les changements réaliseés avec l`implèmentation de ce décret et analyser la participation des professeurs dans ce procès. L`étude, de nature qualiticatif, a lieu dans deux écoles du 1er Cicle que faisaient partie d`un groupement d`écoles de l`arrondissement de Cascais. Ce travail, qu`envolppe la réalisation d`entrevues, observations et analyse documentaire, a comme objectif principal connaitre la perspective des professeurs du 1er Cicle en relation à l`impact de l`actuel modèle de gestion dans les structures organisationnels, dans les cultures professionnels et dans les pratiques pédagogiques. L`analyse effectueé nous permettre constater l`existence d`un sentimentalisme trés fort de perte d`autonomie, pédagogique et organisationnelle, associée à l`implèmentation de ce modèle. Les résultats suggérent que, malgré de Décret-Loi nº115-A/ 98 défendre la décentralisation, la participation de la communauté éducative et la dévolution des compétences aux écoles dans les dominations, organiationnelle et stratègique, ne se vérifie pas dans le groupement en étude. N`existe pas la participation active de la communauté ni les compètences avaient dévolues aux écoles. Le chemin de l`autonomie autant espérer dans les écoles ne passait pas, comme autres auteurs avaient défendre, par une (re) centralisation des pouvoires dans la tutelle

Schools of the 1st Basic Scholl Teaching, were during almost one fourth o century ruled by the same model of management. So, they had supported, in the border of the changes verifieds in he preparatory and secondary schools and the experiences of gestion essayed at the beginning of the decade of 90. It’s in this context, that should be implemented the Decree-Law nº115-A/98 that didn’t change only the 1st Cicle Schools Teaching regulation, but also constitutes in group with other institutions. In the presence of this, we pretend with this investigation, to know which were the changes with the implementation of this decree and analyse the teacher’s participation in this process. The study, of qualitative nature, was realised in two schools of the 1st Basic School Teaching that made part of a schools group, of the Cascais council. This work, that envolves the realization of interviews, observations and documental analysis, had has main objective to know 1st Cicle teacher’s perspective in relation to the actual model gestion impact, in the organizing structures, in the professional cultures and in the pedagogic practices. The effectuated analyses allow us to report a strong feeling of autonomy loose, pedagogical and organizational, associated to the established model. The results suggests that, besides the Decree-Law nº115-A/98 defend the decentralization, the participation of the educative community and the restitution of schools competences in the domination, organizational and strategical, that we can’t verify in the group in the study. Didn’t exists an active participation of the community neither were returned the school competences. The so waited autonomy way of schools didn’t passed, as others authors had defended, for an (re) centralization of tutelage powers

Tipo de Documento Dissertação de mestrado
Idioma Português
Orientador(es) Dias, Mariana da Conceição
Contribuidor(es) Repositório Aberto
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