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Redes institucionais de conhecimento : estudo de uma rede na indústria têxtil e...

Autor(es): Gonçalves, Miguel de Freitas cv logo 1

Data: 2006

Identificador Persistente: http://hdl.handle.net/1822/7266

Origem: RepositóriUM - Universidade do Minho

Assunto(s): Gestão do conhecimento; Relações diádicas; Redes; Indústria têxtil e do vestuário; Knowledge management; Dyadic relationships; Networks; Textile and apparel industry; Gestion de la connaissance; Relations dyadiques; Réseaux; Industrie textile et du vêtement


Descrição
Dissertação de Mestrado em Contabilidade e Administração O conhecimento constitui uma fonte de vantagem competitiva no actual ambiente turbulento dos negócios. Gerir o conhecimento é uma tarefa complexa, difícil e exigente. A gestão do conhecimento é assumida como uma parte integrante e fundamental da estratégia que envolve quatro actividades – codificação, criação, transferência e armazenamento – e seis características: subjectividade, transferência, sedimentação, auto–valorização, perecibilidade e espontaneidade. A coordenação destas variáveis potencia a excelência organizacional. A gestão eficaz do conhecimento permite diferenciar, inovar e criar vantagem competitiva. Esta constatação foi analisada através de um estudo empírico efectuado junto de oito actores institucionais da indústria têxtil e do vestuário portuguesa. Com o objectivo de observar as características identificadas e compreender de que forma os oito actores estudados codificam, criam, transferem e armazenam conhecimento, foram estudadas as relações diádicas existentes entre o Centro Tecnológico da Indústria Têxtil e do Vestuário (CITEVE) e cada um dos restantes sete actores estudados, bem como a respectiva rede institucional, delimitadapor estes actores em torno do CITEVE. No total, foram realizadas 19 entrevistas. O estudo mostra que as relações diádicas e a cooperação em rede são importantes para obter valor acrescentado na criação e na transferência do conhecimento. A concentração é reforçada pela proximidade física e/ou institucional entre actores e pela criação de centros de conhecimento como, por exemplo, a escola tecnológica do têxtil. Através deste esforço, a rede estudada procura concentrar saberes complementares e multidisciplinares no sentido de promover conhecimento tácito e explícito, e contribuir para desenvolver a inovação na indústria têxtil e do vestuário portuguesa. Knowledge is a source of competitive advantage in the nowadays turbulent environment. Managing knowledge is a complex, difficult, and demanding task. Knowledge management, as a crucial element of strategy, comprises four activities – codification, creation, transference, and storage – and six characteristics: subjectivity, transferability, sedimentation, auto-valuation, perishablity, and spontaneity. Managing these variables develops differentiation, innovation, and competitive advantage. This was analysed through an empirical study with eight institutional actors from the Portuguese textile and apparel industry. Aiming to study the mentioned characteristics and to understand how the eight actors codify, create, transfer, and storage their knowledge, it were studied the dyadic relationships between Centro Tecnológico da Indústria Têxtil e do Vestuário (CITEVE) and each of the other seven actors, as well as the institutional network having CITEVE as the focal actor and comprising the remaining seven actors. It were carried out 19 interviews. The study shows that dyadic relationships and network cooperation are important to add value in the processes of knowledge creation and transference. This conclusion is supported by the physical and/or institutional proximity between actors and on the launch of knowledge centres such as a school of textile technology. Through this effort, the studied network aims to focus on complementary and multidisciplinary know-how, and to promote tacit and explicit knowledge, as well as to develop innovation in the Portuguese textile and apparel industry. La connaissance constitue une source d'avantage compétitif dans l'actuel environnement turbulent des affaires. Faire la gestion de la connaissance est une fonction complexe, difficile et très exigeante. La gestion de la connaissance est assumée comme une partie intégrante et fondamentale de la stratégie, qui conceme quatre activités - la codification, la création, le transfèrement et le magasinage - et six caractéristiques: la subjectivité, le transfèrement, la sédimentation, l'auto valorisation, le dépérissement et la spontanéité. La coordination de ces variables développe I'excellence organisationnelle. La gestion efficace de la connaissance permet de distinguer, d'innover et de créer l'avantage compétitif. Cette constatation a été analysée à travers une étude empirique effectuée à huit acteurs institutionnels de l'industrie textile et de vêtement portugaise. Ayant l'objectif d'observer les caractéristiques identifiées et de comprendre la façon dont les huit acteurs étudiés codifient, créent, transferent et magasinent la connaissance, ont été étudiées les relations dyadiques existantes entre le Centre Technologique de l' Industrie Textile et de Vêtement (CITEVE) et chacun des autres sept acteurs étudiés, aussi bien que le respectif réseau institutionnel, délimité par ces acteurs autour du CITEVE. Dix-neuf entrevues ont été réalisées. L' étude nous fait voir que les relations dyadiques et la coopération en réseau sont relevantes pour obtenir valeur accroit dans la création et transferement de la connaissance. La concentration est renforcée par la proximité physique et/ou institutionnelle entre acteurs et par la création de centres de connaissance, tels que l'École Technologique du Textile. C'est par cet effort que le réseau étudié cherche à concentrer des savoirs complémentaires et multidisciplinaires, au sens de promouvoir la connaissance tacite et explicite, et encore contribuer au développement de l'innovation dans l'industrie textile et du vêtement portugaise.
Tipo de Documento Dissertação de Mestrado
Idioma Português
Orientador(es) Eiriz, Vasco
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