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Activação do desenvolvimento psicológico : um estudo com crianças brasileiras socialmente desfavorecidas

Autor(es): Andreucci, Lívia Christina

Data: 2007

Identificador Persistente: http://hdl.handle.net/10773/1017

Origem: RIA - Repositório Institucional da Universidade de Aveiro

Assunto(s): Desenvolvimento psicológico; Educação das crianças; Desenvolvimento das crianças; Desfavorecidos sociais


Descrição

O presente trabalho tem como objectivo promover o desenvolvimento psicológico através da implementação de um programa de activação em crianças brasileiras desfavorecidas, de 3 a 5 anos de idade. Foram usadas metodologias quantitativas ( num grupo experimenta, com programa de activação e a um grupo controlo sem o programa de activação . O instrumento de avaliação utilizado foi o Perfil de Carolina ( North Carolina Developmental Profile), que consta de 20 exercícios de Motricidade Global, 15 de Motricidade Fina, 12 de Linguagem Expressiva, 12 de Linguagem Receptiva e 12 de Raciocínio. Os alunos realizaram um pré e um pós teste, num intervalo de 3 semanas e a análise dos ganhos foi feita através do Excel e os resultados foram avaliados pelo programa SPSS, na versão 15.0. Foi apresentado também um programa com as intervenções psicopedagógicas que resultaram em melhorias significativas no desenvolvimento e aprendizagem dos inscritos no Núcleo Assistencial Joanna de Ãngelis, em Botucatu, Brasil, que foi a Instituição escolhida para a realização da pesquisa. Como pudemos constatar, através da observação de grupos que receberam o programa de activação e o grupo controle, os inscritos que receberam o referido programa tiveram um desempenho melhor nas diversas actividades propostas, nas diferentes faixas etárias, tendo melhor desempenho nas diversas modalidades do teste as raparigas no grupo correspondente à faixa etária dos 4 anos e os rapazes na faixa de idade dos 5 anos de idade. São referidas algumas implicações psicopedagógicas resultantes deste tipo de intervenção, perspectivando a melhoria da qualidade de ensino e o desenvolvimento integral dessas crianças brasileiras desfavorecidas. ABSTRACT: The aim of this study is to promote the psychological development from the start. an activation program to poor brazilian children from 3 to 5 years old. We use quantitative methodologically in an experimental group with an activation program and in a controlled group , without the program of evaluation. The evaluation’s instrument used was the North Carolina Developmental Profile, that has 20 exercises in Gross Motor, 15 in Fine Motor, 12 in Visual Perception, 12 in Reasoning, 12 in Receptive Language and 12 in Expressive Language. The children made an after and a before test, in a period of interval of 3 weeks and the SPSS program analysed the results ( version 15.0) It was presented also a program with psycopedagogical interventions, that resulted in significative improvement at development and learning, in the children of Nucleo Assistencial Joanna de Ãngelis, in Botucatu, Brazil, that was the chosen Instituition to take part at the research, How we can note, throught the group’s observation that received the activation program and the controlled group, the children that received the program had a better performance at the proposed activities at the different ages. The 4 year´s old girls were better at their class, and the 5 years’s old boys were better at their groups. We referred some psycopedagogical implications resulted by this kind of intervention looking for improvement in quality of teaching and the whole development of these poor brazilian children.

Tipo de Documento Dissertação de mestrado
Idioma Português
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