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A micropolifonia como linguagem básica e estrutural nos processos composicionais

Autor(es): Rodrigues, André Nascimento cv logo 1

Data: 2008

Identificador Persistente: http://hdl.handle.net/10773/1161

Origem: RIA - Repositório Institucional da Universidade de Aveiro

Assunto(s): Musicologia; História da música; Polifonia; Análise musical; Técnicas musicais


Descrição
O objectivo deste estudo centra-se numa das linguagens musicais que marcou um período da segunda metade do século vinte: a Micropolifonia. Essa linguagem tem como princípio de construção a mistura de cinco elementos: melodia, harmonia, ritmo, timbre e forma. Este trabalho é composto por três partes distintas: o Conceito, o Estudo de Caso e as Aplicações Práticas. A primeira parte apresenta um estudo teórico sobre o conceito, apresentando em primeiro lugar uma contextualização histórica desde as origens até às suas aplicações práticas, prosseguido com uma definição do mesmo, culminando numa análise individual de cada um dos elementos, bem como a sua fusão com os restantes. A segunda parte faz uma abordagem ao compositor que deu vida à linguagem em estudo: György Ligeti. Esta começa por expor uma breve biografia e algumas considerações técnicas sobre a sua produção, culminando em alguns apontamentos analíticos sobre as principais obras da sua produção micropolifónica. As obras analisadas são as seguintes: Atmosphères para grande orquestra, Introitis e Kyrie do Requiem para solistas vocais, coro misto e grande orquestra, Lux Aetrena para coro misto a dezasseis vozes e Lontano para grande orquestra. A última parte é composta por apontamentos analíticos sobre as obras compostas propositadamente para esta dissertação. As obras questão têm como ponto de partida um elemento específico, associado a uma imagem extra musical. Em cada uma delas, esse elemento ramificar-se-á de forma gradual dando origem aos restantes, cuja fusão resulta nas densas massas sonoras que caracterizam a micropolifonia. Ciclo de Obras: » De Profundis – soprano, alto, orquestra e sons electroacústicos » Anno Mundi – soprano, orquestra de sopros e sons electroacústicos » A Origem das Origens – sons electroacústicos » Ágios O Theos – coro misto a dezasseis vozes ABSTRACT: The purpose of this study is focused on one musical language that marked a period of the second half of the twentieth century: the Micropolyphony. This language has the principle of building a mixture of five elements: melody, harmony, rhythm, timbre and form. This work is composed of three distinct parts: the Concept, the Case Study and Practice Applications. The first part presents a theoretical study on the concept, presenting first from a historical background to the origins of their practical applications, continued with a definition of it, culminating in an individual analysis of each of the elements, and its merger with the other. The second part is an approach to the composer who gave life to the language under study: György Ligeti. This begins by setting out a brief biography and some technical considerations on its production, culminating in some analytical notes on the main works of its micropolyphonic production. The works discussed are: Atmosphères for large orchestra, Kyrie and Introitis of Requiem for vocal soloists, mixed chorus and large orchestra, Lux Aetrena for mixed choir to sixteen voices and Lontano for large orchestra. The last part is composed of analytical notes on the works composed specifically for this dissertation. The issue works have as its starting point a specific element, combined with an extra musical image. In each one, the element branch will be gradually yielding to the other, whose merger results in dense sound masses that characterize the micropolyphony. Cycle Works: » De Profundis – sopran, alto, orchestra and electronic sounds » Anno Mundi – sopran, winds orchestra and electronic sounds » A Origem das Origens – electronic sounds » Agios O Theos – mixed choir to sixteen voices Mestrado em Música
Tipo de Documento Dissertação de Mestrado
Idioma Português
Orientador(es) Pereira, Sara
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