Autor(es): Ungureanu, Radu
Data: 2010
Identificador Persistente: http://hdl.handle.net/10773/1264
Origem: RIA - Repositório Institucional da Universidade de Aveiro
Assunto(s): Musicologia; Música barroca; Análise musical; Interpretação musical
Autor(es): Ungureanu, Radu
Data: 2010
Identificador Persistente: http://hdl.handle.net/10773/1264
Origem: RIA - Repositório Institucional da Universidade de Aveiro
Assunto(s): Musicologia; Música barroca; Análise musical; Interpretação musical
Ao abordar este tema, pretendemos oferecer um possível quadro de meios interpretativos, destinados a uma revelação actualizada do texto bachiano para violino solo. Considerando o manuscrito como fonte básica de informações, são analisados vários aspectos componísticos – ritmo, articulações, polifonia, harmonia, estrutura –, seleccionando os itens ou as características com incidência directa e maiores repercussões sobre a interpretação. Procurou-se encontrar convergências entre: a) a suposta representação sonora do autor, na época, e as especificidades do violino e do arco modernos, b) as dificuldades características do texto e os meios técnicos disponíveis na arte violinística actual, c) as exigências estéticas contemporâneas e a valiosa experiência conquistada, nas últimas décadas, pela interpretação em maneira barroca, autêntica, e com instrumentos originais.
By tackling this topic, we pretend to offer a possible frame of interpretative means that reveals an actual presentation of the Bach’s text dedicated to the solo violin. We considered the manuscript as the main information source and we analyzed the different compositional aspects – rhythm, articulations, polyphony, harmony, structure – selecting the points and the characteristics with direct incidence and main consequence on the interpretation. We tried to find the convergences between: a) the assumpted sound representation of the author and the specificities of the modern violin and bow, b) the characteristic difficulties of the text and the technical means on actual violinistic use, c) the contemporary esthetic demands and the valuable last decades practice on interpretation in the authentic styl, playing the original instruments.