Detalhes do Documento

A produção de textos dramáticos na educação básica : um estudo com alunos do 4º ano

Autor(es): Rocha, Filomena Maria da Costa

Data: 2007

Identificador Persistente: http://hdl.handle.net/10773/1308

Origem: RIA - Repositório Institucional da Universidade de Aveiro

Assunto(s): Didáctica das línguas; Textos literários; Práticas pedagógicas


Descrição

O presente estudo procura compreender os efeitos que um projecto de intervenção didáctica com o texto dramático pode ter na compreensão e na produção escrita deste modo literário por alunos do 1º ciclo. Assim, no enquadramento teórico, abordam-se os campos fundamentais que orientaram a nossa prática de trabalho com os alunos: as perspectivas actuais sobre o ensino da literatura que valorizam, quer a sua leitura prazenteira, quer a sua escrita por parte dos alunos; as potencialidades formativas do texto dramático aliado à dramatização; as possibilidades proporcionadas pelo trabalho com o texto dramático em termos de exploração da língua (nos domínios oral e escrito), e da literatura. Procurámos, além disso, sintetizar também as especificidades do modo dramático. Na Metodologia, apresentamos as fases da intervenção didáctica, bem como os procedimentos de recolha e tratamento dos dados. Damos relevo aos questionários feitos aos alunos sobre algumas das suas representações acerca do teatro e do texto dramático e aos seus cadernos de impressões e reflexões diárias sobre o trabalho realizado ao longo das sessões. Analisamos ainda as suas produções textuais, bem como as sugestões que dão para a sua reescrita/melhoria tendo em conta as características deste modo textual. Será também objecto de análise a produção de um texto colectivo pela turma, a partir de cinco textos escritos em pequenos grupos. Serão também analisadas as sugestões dadas pelos alunos para a junção desses textos. Os resultados apontam, no geral, para uma adesão positiva às tarefas realizadas, bem como para uma compreensão progressiva de características do modo dramático, por parte dos alunos. ABSTRACT: The present research aims to understand the effects that a project of didactical intervention with the dramatic text can have in the understanding and in the written production of primary school’s students. In the theoretical framing, it is discussed the fundamental fields that guided our practice work with the students: current perspectives of the teaching literature that value the cheerful reading and also the students' writing; the formative potentialities of the dramatic text ally to dramatization; the possibilities that the work with the dramatic text provides in terms of exploring the language (oral and written) and of literature. Besides, we tried also synthesize the specificities in the dramatic text. In Methodology, we presented the steps of the didactic intervention, as well as the procedures of data collects and treatment. We emphasise the questionnaires done by the students to understand some of their representations concerning the theatre and the dramatic text and to their notebooks of daily impressions and reflections on the work accomplished along the sessions. We still analyzed their textual productions, as well as the suggestions that they give to rewriting/improvement, in function of the characteristics of this text. The production of a collective text by the group, starting from five texts written in small groups, will also be analyzed. The results suggest, generally, a positive adhesion to the accomplished tasks, as well as, a progressive understanding of characteristics of the dramatic text by the students.

Tipo de Documento Dissertação de mestrado
Idioma Português
facebook logo  linkedin logo  twitter logo 
mendeley logo

Documentos Relacionados

Não existem documentos relacionados.