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Recursos didácticos na educação ambiental : agricultura biológica

Autor(es): Duarte, Ana Filipa figueiredo

Data: 2009

Identificador Persistente: http://hdl.handle.net/10773/1394

Origem: RIA - Repositório Institucional da Universidade de Aveiro

Assunto(s): Educação em ciências; Desenvolvimento sustentável; Educação para a cidadania; Educação ambiental; Ensino básico 1º ciclo


Descrição

Actualmente vivemos numa sociedade em constante mudança, onde diariamente surgem novos conhecimentos científicos e tecnológicos que melhoram a qualidade de vida de muitos habitantes do planeta. No entanto, o desenvolvimento tem provocado também, diversos problemas de natureza ambiental, como a degradação dos recursos da terra. A escola deve contribuir para formar cidadãos cientificamente cultos, conscientes do mundo que os rodeia, capazes de pensar de forma criativa, de se empenharem na busca de soluções para os problemas existentes e de exercer uma cidadania responsável. O presente estudo, de cariz exploratório, tem como principal objectivo averiguar o impacte que o uso de recursos didácticos poderá ter na motivação e aprendizagem das crianças do 1º Ciclo do Ensino Básico, no que diz respeito ao desenvolvimento de atitudes de promoção do ambiente e de cidadania, através da exploração da temática da agricultura biológica. Este estudo enquadra-se numa metodologia de investigação qualitativa, do tipo investigação-acção. Para dar resposta às questões de investigação, o estudo desenvolveu-se em duas fases. Na primeira fase, aplicou-se um questionário a uma turma do 3º ano de escolaridade, para a análise das concepções dos alunos, sobre o tema da agricultura biológica. As ideias das crianças constituíram o ponto de partida para a concepção de recursos didácticos e actividades, de orientação CTS sobre a temática da agricultura biológica, capazes de contribuir para o desenvolvimento de atitudes e valores de promoção do ambiente e de cidadania. Na segunda fase, procedeu-se à aplicação e avaliação do impacte dos recursos didácticos nos alunos. Para isso, aplicou-se novamente o questionário. A partir da análise dos resultados obtidos nos dois questionários, bem como de uma reflexão crítica ao conjunto das actividades desenvolvidas, é possível verificar que efectivamente houve uma alteração nas ideias das crianças relativamente à temática em estudo. Assim, poder-se-á afirmar que os recursos didácticos e actividades desenvolvidos permitiram aos alunos adquirir um maior conhecimento acerca do meio ambiente, ao mesmo tempo que os sensibilizou para mudanças de atitudes e comportamentos em relação ao mesmo. ABSTRACT: Today we live in a society in constant change, where every day there are new scientific and technological knowledge to improve the quality of life for many inhabitants of the planet. However, development has also caused a number of environmental problems such as degradation of land resources. School should contribute to form scientifically educated people, aware of the world around them, able to think in a creative way, to engage in finding solutions to existing problems and to exercise responsible citizenship. This study, of exploratory nature, aims to investigate the impact that the use of teaching resources can have on motivation and learning of children in the 1st cycle of basic education, with regard to the development of attitudes to promote the environment and citizenship, by exploiting the subject of organic farming. This study is based on a methodology of qualitative research, the researchaction type. To address the issues of research, the study was developed in two phases. In the first phase, a questionnaire was applied to a class of 3rd year of schooling, to analyze the conceptions of students on the topic of organic farming. The ideas of the children were the starting point for the design of teaching resources and activities of STS guidance on the subject of organic farming thet can contribute to the development of attitudes and values to promote the environment of the environment and citizenship. In the second, the application and evaluation of the impact of resources on the students was made. To do this questionnaire was again applied. From the analysis of the results of two questionnaires, and a critical reflection of all the activities, we can verify that indeed there was a change in the ideas of the children on the subject under study. Thus, one can say that the teaching resources and activities have allowed students to gain greater knowledge about the environment, while sensitive to changes in attitudes and behavior in relation to it.

Tipo de Documento Dissertação de mestrado
Idioma Português
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