Detalhes do Documento

A indústria dos centros comerciais : análise da situação actual e proposta de c...

Autor(es): Passos, Clotilde Maria Paulino cv logo 1

Data: 2006

Identificador Persistente: http://hdl.handle.net/10773/1501

Origem: RIA - Repositório Institucional da Universidade de Aveiro

Assunto(s): Gestão da informação; Desenvolvimento económico; Comércio; Centros comerciais


Descrição
A presente dissertação tem por objectivo principal contribuir para a criação de conhecimento na área da indústria dos centros comerciais em Portugal. Oferece-se um enquadramento geral do sector, englobando uma abordagem tendencialmente descritiva e exploratória da função distribuição, da dimensão histórica e da natureza funcional. Analisa-se o sector de actividade com base em instrumentos de gestão estratégica, nomeadamente, análise dos elementos do meio ambiente externo, transaccional e interno, da atractividade e dos factores críticos de sucesso, susceptíveis de exercerem influência no desenvolvimento e desempenho futuros. Apontam-se as tendências gerais, do mercado e dos factores críticos de sucesso, os quais, em conjunto com a caracterização do sector e a análise do meio ambiente, servem de suporte à projecção dos cenários propostos, segundo um modelo de análise desenvolvido, expressamente para o efeito, com base em três variáveis, evolução do meio ambiente, reacção dos promotores/investidores e desenvolvimento tecnológico. O principal contributo é a criação de conhecimento nesta área tão pouco explorada academicamente, pelo que o estudo se constitui como uma base de informação e conhecimento para a tomada de decisão no presente, por parte dos gestores, lojistas, futuros comerciantes e investidores, que permita o crescimento, inovação e sustentabilidade da indústria o futuro. Para a sua prossecução, foram desenvolvidos ferramentas e modelos de análise adaptados ao sector, pelo que o estudo é também valioso para os investidores interessados em aprofundar esta área a nível científico. ABSTRACT: The main purpose of this present work is to further increase knowledge in the portuguese shopping-centre industry. A general fitting of the sector is given, embodying a global propensity to describe and explore the role of distribution, the historical dimension and the functional nature. The analysis of the sector of the activity is based on some instruments of a strategical management, such as, the analysis of the elements of the external environment, transactional and interne, the actractivity and the critical factors of success, which are capable of affecting some future developments and some future performances. General tendencies, of the market itself and those of the critical factors of success are pointed out, and gathered up the sector characterisation and the analysis of the environment, support the proposed plans, which are based on a specific three measures model of analysis: the evolution of the environment, the promoters/investors’ reaction and the technological development. The main contribution to the shopping-centre industry, not so well explored academically, is to increasing our skills. Therefore shopkeepers, managers, future business men and investors act according to studies based on information and knowledge. They all stand for their positions now, and that allows them to grow, to innovate industry in a nearby future. Some tools and models of analysis, adapted for the sector, were developed in order to pursuit with it, as the study is also a valuable instrument to investors interested in deeper and scientific knowledge on the subject. Mestrado em Gestão de Informação
Tipo de Documento Dissertação de Mestrado
Idioma Português
Orientador(es) Santana, Silvina Maria Vagos; Kastenholz, Elisabeth
delicious logo  facebook logo  linkedin logo  twitter logo 
degois logo
mendeley logo

Documentos Relacionados