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Estratégias para a gestão da sazonalidade : a oferta turística algarvia

Autor(es): Pimentel, Emanuelle de Melo cv logo 1

Data: 2008

Identificador Persistente: http://hdl.handle.net/10773/1532

Origem: RIA - Repositório Institucional da Universidade de Aveiro

Assunto(s): Gestão do turismo; Indústria do turismo; Oferta turística; Estratégias de desenvolvimento; Planeamento do turismo


Descrição
A sazonalidade do turismo é a flutuação da procura turística durante os meses do ano. A oferta turística, sendo um dos actores do sistema do turismo, é também responsável na gestão da sazonalidade. A oferta turística, conforme subdivisão da Conta Satélite do Turismo, pode ser representada pelos sete produtos característicos do turismo: alojamento, restauração, transporte, agência e operadora de viagens, serviços culturais, serviços de lazer e outros. A gestão da sazonalidade pode ser realizada com a adopção de estratégias, mas cada produto característico exige acções diferenciadas para atenuar os impactes negativos da sazonalidade neste sector. Desta forma, nesta tese de mestrado, apresenta-se o estudo realizado com a oferta turística algarvia analisando-se as estratégias adoptadas por cada produto característico. Os resultados obtidos demonstram que as causas da sazonalidade, os impactes e os tipos de estratégias são diferenciais para cada sector. No entanto, há uma lacuna a ser preenchida. No caso do Algarve, sugere-se a associação dos gestores no desenvolvimento de estratégias que possam atenuar os impactes negativos da sazonalidade do turismo na empresa, mas que tenham como objectivo a gestão da sazonalidade do turismo do destino. A visão estratégica de todos os gestores deve estar focada na gestão da sazonalidade do turismo do destino. Os resultados obtidos com o estudo empírico e as discussões relacionadas com a teoria abordada, evidenciou que a adopção de estratégias em conjunto pode colaborar para a gestão da sazonalidade do turismo. ABSTRACT: The tourism seasonality is the fluctuation of the tourism demand during the months of the year. The tourist supply, being one of the actors of the tourism system, is also responsible for the seasonality management. The tourist supply, as subdivision of Tourism Satellite Count, can be represented by the seven tourist characteristic products: hostels, restaurants, transport, agency and tour operator, cultural service, leisure services and others. The seasonality management can be carries through with the adoption of strategies, but each characteristics product demands differentiated actions to attenuate the negatives impacts of the seasonality. Of this form, in this master thesis, presents the study about the tourist supply of Algarve analyzing the strategies adopted by each characteristic product. The results demonstrate that the seasonality causes, the impacts and the types of strategies are distinguishing for each sector. However, it has a gap to be filled. In the case of the Algarve, it is suggested the association of the managers in the development of the strategies those can mitigate the negative effects of the seasonality, but they need to have the objective the management of the destination tourism seasonality. The strategically vision of all managers must be focused in the seasonality management. The results gotten with the empirical study and the discussion related with the boarded theory, evidenced that adoption of strategies in set can collaborate for the management of the tourism seasonality. Mestrado em Gestão e Desenvolvimento do Turismo
Tipo de Documento Dissertação de Mestrado
Idioma Português
Orientador(es) Costa, Carlos
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