Autor(es):
Domingos, Clara Manuela de Jesus
Data: 2010
Identificador Persistente: http://hdl.handle.net/10773/3680
Origem: RIA - Repositório Institucional da Universidade de Aveiro
Assunto(s): Avaliação da educação; Avaliação da qualidade; Administração escolar; Inspecção das escolas; Melhoria do ensino
Descrição
O presente trabalho propõe-se apresentar uma investigação qualitativa que procurou avaliar o impacte decorrente da aplicação pela Inspecção-Geral da Educação do Programa de Avaliação Externa das Escolas, que decorre desde 2006, em Portugal. Esta investigação baseou-se, fundamentalmente, na auscultação das opiniões dos docentes num Agrupamento de Escolas intervencionado no âmbito do referido programa inspectivo. Este trabalho, procura identificar algumas evidências dos efeitos da Avaliação Externa das Escolas no estabelecimento de ensino que a ela foram sujeitos ao nível do desenvolvimento organizacional e da melhoria da qualidade do processo de ensino aprendizagem.
The present dissertation / work purposes to present a qualitative investigation intended to evaluate the impact of the application of the Programme of External Evaluation of Schools by the Inspectorate of Education, since 2006 in Portugal. This investigation was fundamentally based upon the hearing of the opinions of the teachers of a school which was subjected to an intervention within the inspectional programme referred to above. This work seeks to identify some evidence of the effects of the External Evaluation of Schools upon the school that was subjected to it on the matters of organizational development and improvement of the quality of the teaching-learning process.