Detalhes do Documento

Excertos musicais como estratégia rítmica de formação auditiva

Autor(es): Portela, Carla Maria Mendes dos Santos

Data: 2011

Identificador Persistente: http://hdl.handle.net/10773/7333

Origem: RIA - Repositório Institucional da Universidade de Aveiro

Assunto(s): Educação musical; Percepção auditiva; Percepção musical


Descrição

O objetivo deste estudo é verificar o desenvolvimento da perceção auditiva rítmica dos alunos através da utilização de obras e excertos musicais para a realização de ditados rítmicos. Para analisar a eficácia desta estratégia, comparamo-la a uma estratégia mais tradicional, que usa apenas o piano para realizar os mesmos ditados das mesmas obras musicais. Na revisão bibliográfica, os temas abordados são uma reflexão tanto da importância da perceção auditiva na formação de músicos como das diferentes estratégias para ensinar a compreender a música através da audição de obras musicais.

The purpose of this study is to verify the development of student’s aural rhythmic awareness through the use of entire musical works or pieces to do musical rhythmic dictations. To analyse the efficiency of this strategy, we compare it to another more traditional strategy, which uses only the piano to do the same musical rhythmic dictations of the same musical material. In the literature review, the issues are a reflection of the aural music perception importance in the music student’s academic formation and of the different strategies to teach musical understanding through the use of musical works.

Tipo de Documento Dissertação de mestrado
Idioma Português
facebook logo  linkedin logo  twitter logo 
mendeley logo

Documentos Relacionados

Não existem documentos relacionados.