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Perceções sobre qualidade na saúde: efeitos da acreditação

Autor(es): Sampaio, Vânia Regina Godinho

Data: 2011

Identificador Persistente: http://hdl.handle.net/10773/7352

Origem: RIA - Repositório Institucional da Universidade de Aveiro

Assunto(s): Gestão pública; Gestão hospitalar - Acreditação - Ovar (Aveiro, Portugal); Gestão da qualidade; Controlo de qualidade


Descrição

O hospital Francisco Zagalo de Ovar foi um dos hospitais portugueses que, em 2005, concretizou a sua acreditação total pelo King’s Fund Health Quality Service. Trata-se de um processo tido como burocrático e que acarreta sobrecarga para os profissionais nele envolvidos, mas cujo objetivo final é a melhoria nos resultados dos cuidados de saúde aos utentes, através da melhoria da dinâmica de procedimentos da qualidade de toda a organização. Sendo a envolvência e empenho dos profissionais de saúde, fundamental para o sucesso e continuidade de projetos desta natureza, importa analisar, que perceção têm da relevância deste tipo de intervenções, bem como das melhorias que os mesmos efetivamente permitem alcançar, decorridos seis anos da sua descontinuação. Este é pois o objetivo deste estudo de caso. O mesmo inicia-se com a construção do quadro teórico, em que se procurou contextualizar o surgimento dos modelos de gestão da qualidade, partindo do conceito atual de qualidade, da sua aplicação aos serviços públicos e particularmente aos serviços de saúde, evidenciando a influência que fatores como as reformas da administração pública e do próprio sistema de saúde tiveram, no que hoje se considera ser o conceito de qualidade em saúde. A segunda parte constitui a investigação empírica, em que se procedeu à análises dos dados recolhidos através do questionário construído com base no quadro teórico e a partir do objetivo defenido para o estudo. Os resultados foram obtidos junto de uma população de 148 profissionais multidisciplinares, com uma representatividade de 77,1%, que revelaram globalmente uma perceção boa da qualidade dos serviços da Instituição. Verificou-se que os participantes no projeto de acreditação foram mais críticos que os não participantes e que não existem diferenças significativas na perceção dos profissionais integrados antes e depois do projeto. Foi ainda efetuada análise de conteúdo dos problemas identificados como obstáculos à qualidade, apontando-se sugestões de melhoria para a Instituição. De igual modo são lançadas pistas para futuros trabalhos de investigação nesta área.

The hospital Francisco Zagalo from Ovar was one of the Portuguese hospitals that, in 2005, accomplished its full accreditation by the King‟s Fund Health Quality Service. It‟s a process seen as bureaucratic and carries overhead for professionals involved in it, but the ultimate goal is the improvement of outcomes in health care to pacients, by improving the dynamic quality procedures throughout the organization. As the involvement and commitment of health professionals is vital to the success and continuity of such projects, it‟s important to assess which percpption they have of the relevance of such interventions, as well as the improvements that they actually achieved, after six years of its discontinuation. This is, therefore, the purpose of this case study. It begins with the construction of the theoretical framework which sougth to contextualize the potential of quality management models, based on the current concept of quality, applied to public services and particularly health services, showing the influence factors such as public administration reforms and the health system itself had, in what is now considered to be the concept of quality in health. The second part is the empirical research, which undertook the analysis of data colleted through the questionnarie build on the theoretical framework and from the objetive of the study. The results were obtained from a population of 148 multidisciplinary professionals with a representation of 77.1%, which showed generally a good perception of the quality of the Institution. It was found that the participants in the accreditation project were more critical than non-participants and there are no significant differences in the perception of professionals integrated before and after the project. It was also developed content analysis of the issues identified as barriers to quality, pointing out suggestions for improvement for the Institution. Also clues are released for future research in this área.

Tipo de Documento Dissertação de mestrado
Idioma Português
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