Detalhes do Documento

A construção do projecto educativo de escola: contributo para o estudo dos processos de definição da lógica de funcionamento da escola

Autor(es): Macedo, Berta

Data: 1993

Identificador Persistente: http://hdl.handle.net/10362/100

Origem: Repositório Institucional da UNL


Descrição

Dissertação de mestrado em Ciências da Educação: área de Educação e Desenvolvimento

O Projecto Educativo situa-se no cerne da distinção entre dois conceitos de escola: a escola entendida como unidade local de um serviço público centralizado e a escola reconhecida enquanto comunidade educativa. Desta afirmação, não pode extrair-se como corolário que a existência de um Projecto Educativo corresponde, sempre, a uma mudança do conceito de escola. Entendemos, por Projecto Educativo de Escola, aquele que traduz a poiítica educativa, distinta e onginal de cada comunidade educativa, construída na gestão de tensões positivas entre princípios e normas nacionais e, princípios, objectivos, necessidades, recursos e modos de funcionamento especí.6~0~de cada escola. Porém, ao considerar-se a escola como uma comunidade educaüva, estarnos perante um construído social, em que os actores que nele interferem lhe imprimem uma dinâmica de acção colectiva. A interacção desenvolvida entre os actores, pela diversidade de valores, interesses e capacidades que movimenta, e um elemento fundamental na elaboração e realização do PROJECTO EDUCATIVO DE ESCOLA. É na dinâmica de construção do Projecto, que se negoceia e se decide a lógica de fUncionamento da escola. O modo como se desenvolve este processo, traduz-se na orientação educativa global da escola.

Tipo de Documento Dissertação de mestrado
Idioma Português
Orientador(es) Ambrósio, Teresa
Contribuidor(es) RUN
facebook logo  linkedin logo  twitter logo 
mendeley logo

Documentos Relacionados

Não existem documentos relacionados.