Autor(es):
Pires, Maria Isabel Valente
Data: 1992
Identificador Persistente: http://hdl.handle.net/10362/158
Origem: Repositório Institucional da UNL
Assunto(s): Matemática; Ensino/aprendizagem da matemática; Resolução de problemas; Processos de resolução de problemas; Estratégias de resolução de problemas; Ensino primário
Descrição
Dissertação de mestrado em Ciências da Educação: área de Educação e Desenvolvimento
Um olhar sobre a Educação Matemática revela-nos a importância que a resolução de problemas tem vindo a assumir nos últimos tempos, não só como uma das suas principais finalidades, mas ainda como meio privilegiado de construção do conhecimento. O modelo de ensino e aprendizagem da Matemática elaborado para o Projecto «Ensinar é Investigar» centrou-se na resolução de problemas considerada nessa dupla perspectiva. A metodologia utilizada conferia grande liberdade à criança para procurar as suas próprias estratégias e construir processos de resolução de problemas. Com o presente estudo procurou-se analisar esses processos construídos pelas crianças para encontrarem a solução dos problemas que lhes eram propostos. Uma metodologia de investigação de cariz essencialmente qualitativo, por vezes apoiada em tratamentos estatísticos, permitiu detectar a utilização regular de algumas estratégias bem como a existência de relações entre os processos construídos por cada criança e o seu nível de competência matemática.