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Processos de resolução de problemas: uma abordagem à construção de conhecimento matemático por crianças do ensino primário

Autor(es): Pires, Maria Isabel Valente

Data: 1992

Identificador Persistente: http://hdl.handle.net/10362/158

Origem: Repositório Institucional da UNL

Assunto(s): Matemática; Ensino/aprendizagem da matemática; Resolução de problemas; Processos de resolução de problemas; Estratégias de resolução de problemas; Ensino primário


Descrição

Dissertação de mestrado em Ciências da Educação: área de Educação e Desenvolvimento

Um olhar sobre a Educação Matemática revela-nos a importância que a resolução de problemas tem vindo a assumir nos últimos tempos, não só como uma das suas principais finalidades, mas ainda como meio privilegiado de construção do conhecimento. O modelo de ensino e aprendizagem da Matemática elaborado para o Projecto «Ensinar é Investigar» centrou-se na resolução de problemas considerada nessa dupla perspectiva. A metodologia utilizada conferia grande liberdade à criança para procurar as suas próprias estratégias e construir processos de resolução de problemas. Com o presente estudo procurou-se analisar esses processos construídos pelas crianças para encontrarem a solução dos problemas que lhes eram propostos. Uma metodologia de investigação de cariz essencialmente qualitativo, por vezes apoiada em tratamentos estatísticos, permitiu detectar a utilização regular de algumas estratégias bem como a existência de relações entre os processos construídos por cada criança e o seu nível de competência matemática.

Tipo de Documento Dissertação de mestrado
Idioma Português
Orientador(es) Ambrósio, Teresa; Andrade, António Jorge
Contribuidor(es) RUN
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