Autor(es):
Louro, João Pedro Romão
Data: 2010
Identificador Persistente: http://hdl.handle.net/10362/4823
Origem: Repositório Institucional da UNL
Assunto(s): Concerto angelical; Corpo de Deus; Custódia de Belém; D. Manuel; Iconografia musical; Procissão.
Descrição
Dissertação apresentada para cumprimento dos requisitos necessários à obtenção do grau de Mestre em Ciências Musicais.
A Custódia de Belém apresenta, nos três registos das suas duas colunas, um concerto angelical que se relaciona com o aparato das devoções, popular e cortesã, que a festa do Corpo de Deus assumia no reinado de D. Manuel. Contribui para a celebração histórica, tão optimista quanto expansiva, da política do monarca. A chave para o seu entendimento musical leva em conta dois factores: o instrumentário patente nas artes visuais, assim como nas fontes documentais e literárias do período, e a organologia coeva. Ambos ajudam a identificar o instrumentário e a relacioná-lo com a circunstância cultural portuguesa do início do séc. XVI, mais concretamente, com a procissão do Corpo de Deus.