Detalhes do Documento

Representação Artística nas Redes Sociais: Uma abordagem baseada no Facebook

Autor(es): Lopes, Débora Alves Gomes

Data: 2010

Identificador Persistente: http://hdl.handle.net/10362/5711

Origem: Repositório Institucional da UNL

Assunto(s): Novos media; Internet; Comunicação em rede; Redes sociais; Facebook


Descrição

Dissertação de Mestrado em Ciências da Comunicação Especialização em Comunicação e Artes

Os novos media expandiram o nosso potencial de comunicação. A Internet permitiu ao sujeito a possibilidade de “estar ligado”, de se assumir como utilizador nas plataformas online. Neste contexto, emergiram as redes sociais, ambientes virtuais que permitem aos utilizadores estabelecer relações, trocar impressões e experiências utilizando mecanismos de interacção e decisão em tempo real. Ao propor uma análise a uma plataforma de redes sociais, no caso, o Facebook, e em particular às ferramentas que este site nos oferece, iremos ilustrar a participação e consequente interacção do sujeito com a “sua” rede social, através de diversos mecanismos que vão “para além” do perfil pessoal: como posts no mural pessoal ou no mural dos amigos, criação de eventos, ligações, criação de páginas pessoais e posteriores convites à rede social (páginas de fãs), uso e possibilidade de “criar” aplicações. É neste eixo que introduzo o tema de análise: artistas individuais e grupos/associações culturais com residência em Portugal que utilizam a plataforma para se “autopromoverem”. O estudo que se segue pretende esclarecer o uso que esse grupo específico dá à rede social escolhida e se as ferramentas disponibilizadas pela própria plataforma “ajudam” ou “incentivam” à promoção do trabalho artístico

Tipo de Documento Dissertação de mestrado
Idioma Português
Orientador(es) Rosa, Jorge Martins
Contribuidor(es) RUN
facebook logo  linkedin logo  twitter logo 
mendeley logo

Documentos Relacionados

Não existem documentos relacionados.