Autor(es):
Junqueira, Maria Margarida Bettencourt de Beires
Data: 1994
Identificador Persistente: http://hdl.handle.net/10362/68
Origem: Repositório Institucional da UNL
Assunto(s): Aprendizagem da geometria; Modelo de van Hiele; Ambientes geométricos computacionais; Figura geométrica; Conjecturas; Provas
Descrição
Dissertação de mestrado em Ciências da Educação: área de Educação e Desenvolvimento
Um ambiente geométrico dinâmico (AGD) computacional permite fazer construções e manipulá-las, conservando invariantes as relações estabelecidas. Neste estudo pressupôs-se que recorrendo a um AGD se podem criar estratégias poderosas para a construção pessoal e social do conhecimento geométrico. À luz dessa hipótese, investigou-se como é que os alunos exploram - realizam, justificam e investigam - construções num AGD e como é que isso os habilita a compreender objectos e relações geométricas, a formular conjecturas e a elaborar argumentos indutivos e dedutivos. Utilizou-se uma metodologia de experiência de ensino, operacionalizada numa intervenção didáctica levada a cabo numa turma do 9ºano.