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Processos de aprendizagem do conceito de derivada em contextos computacionais: uma experiência de ensino no 12º ano de escolaridade

Autor(es): Fernandes, Maria de Lourdes Ventura

Data: 1997

Identificador Persistente: http://hdl.handle.net/10362/85

Origem: Repositório Institucional da UNL


Descrição

Dissertação de mestrado em Ciências da Educação: área de Educação e Desenvolvimento

Este estudo pretendeu compreender os processos de aprendizagem do conceito de derivada, utilizando uma experiência de ensino com ênfase na experimentação e na visualização gráfica, em contextos computacionais, e num ambiente de trabalho em grupo. Era nosso objectivo que os alunos compreendessem os conceitos relacionados com as derivadas através da exploração das conexões existentes entre as múltiplas representações, em detrimento da mera utilização de complexas regras de cálculo. Utilizou-se uma metodologia de experiência de ensino, concretizada numa intervenção didáctica que envolveu alguns alunos de duas turmas de 12º ano de escolaridade, no ano de 1995. Utilizou-se o programa de computador A Graphic Approach to the Calculus que permite visualizar as sucessivas rectas secantes aproximando-se da tangente e sobrepor os gráficos da função e da função derivada.

Tipo de Documento Dissertação de mestrado
Idioma Português
Orientador(es) Ambrósio, Teresa; Matos, José Manuel Leonardo de
Contribuidor(es) RUN
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