Autor(es):
Espadinha, Ana Cristina Guerreiro
Data: 2011
Identificador Persistente: http://hdl.handle.net/10400.5/3354
Origem: Repositório da UTL
Assunto(s): Acessibilidade; Deficiência visual; Ensino superior; Igualdade de oportunidades; Inclusão; Modelos de deficiência; Acessibility; Disability models; Equal opportunities; Higher education; Inclusion; Visual impairment
Descrição
Doutoramento em Motricidade Humana na especialidade de Educação Especial e Reabilitação
A problemática desta dissertação situa-se no acesso à educação universitária das pessoas com deficiência visual, como uma das formas de assegurar a sua participação na Sociedade. Sendo o objectivo deste trabalho, conceber um Modelo de Apoio para responder às necessidades dos estudantes com deficiência visual no Ensino Superior Português, foram desenhados quatro estudos: (1) “Dificuldades de acesso à informação visual do Multibanco”; (2) “Acessibilidade dos sites das Universidades Públicas Portuguesas”; (3) “Acessibilidade dos sites das Universidades Europeias” e (4) “Barreiras e facilitadores na perspectiva dos alunos universitários com deficiência visual”. Os estudos tiveram metodologias distintas mas todos os dados foram analisados utilizando estatística descritiva e inferencial, no sentido de identificar as características individuais e dos factores externos, influenciadores do percurso e do sucesso académico dos alunos universitários com deficiência visual. A idade, o grau de visão, o género e os apoios recebidos foram os factores mais marcantes. Como conclusão é apresentado um modelo, relevando três áreas fundamentais - acessibilidade, inclusão e investigação – e considerando, também, as três orientações a seguir: apoio aos candidatos, acompanhamento aos estudantes e a preparação para o mercado de trabalho.
This work focuses on higher education access for visual impaired people as a way to ensure their contribution to the Society. The main purpose is to establish a supporting model to meet the visual impaired students’ needs in the Portuguese higher education context. To accomplish this, four studies were conducted: (1) “ATM visual information access difficulties”; (2) “Portuguese Public Universities sites Accessibility”; (3) “European Universities sites Accessibility” and (4) “Barriers and facilitators in the visual impaired students’ perspective”. The studies had distinct methodologies yet all data was submitted to descriptive and inferential statistics techniques, in order to identify the students’ characteristics that have influenced their responses and their level of success. Age, degree of impairment, gender and support received were the major factors. We conclude the work with the description of the supporting model: three key areas - access, inclusion and research - in three principles: support for applicants, counseling and preparing students for the labor market.