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Competências e práticas salariais

Autor(es): Castro, Maria de Fátima de Carvalho Menezes e

Data: 2006

Identificador Persistente: http://hdl.handle.net/10400.5/823

Origem: Repositório da UTL

Assunto(s): organização do trabalho; qualificações e competências; sistemas remuneratórios; atitudes e cultura organizacional; work organization; qualifications and competences; remuneration systems; attitudes and organizational culture


Descrição

Mestrado em Sociologia Económica e das Organizações

O desenvolvimento de competências nas empresas está intimamente ligado à sua capacidade de organização estratégica e inovação em matéria da Gestão de Recursos Humanos. O termo qualificações começa a dar lugar ao novo conceito de competências que tem um sentido mais amplo, envolvendo a formação escolar, profissional, a experiência, e novas atitudes perante o trabalho. O posto de trabalho desenvolve-se, segundo esta nova óptica, para a organização, onde, um conjunto de atitudes e requisitos de acção exigem, da parte da empresa e do trabalhador uma polivalência e flexibilidade qualitativa. O sistema de remunerações deve estar ligado ao desenvolvimento de competências, permitindo por si próprio, como força impulsionadora, a implementação da mudança organizacional rumo ao modelo da gestão pelas Competências. O presente trabalho desenvolve a teoria segundo a qual o trabalhador precisa de estar motivado para ser capaz de enfrentar o novo modelo de competências. Essa motivação deve ser desenvolvida pela empresa, e o trabalhador também deve ser capaz de encontrar a auto-motivação que lhe permita tornar-se mais activo na sua profissionalização. É muito importante o sistema remuneratório que a empresa promove, pois nele o trabalhador pode encontrar o feed-back do seu empenho e esforço. Ou até, através dele, desenvolver a vontade de aprendizagem permanente. São estudadas as competências conceptuais, técnicas e interpessoais, que correspondem aos conhecimentos teóricos da profissão, aos conhecimentos organizacionais, ao domínio dos métodos de trabalho e das ferramentas, e às capacidades e atitudes. Percebe-se em todo o estudo que o modelo de competências se adapta aos novos modelos Antropocêntricos de Gestão que centram os recursos humanos na unidade produtiva. E que, para alcançar bons resultados em competências e práticas salariais competitivas, esses modelos devem evoluir em concordância e lógica.

The development of competences in enterprises is intimately connected to their capacity for strategical organization and inovation in what concerns human resources management. The term qualifications is starting to embrace a new concept of skills – competences - in a broader sense, involving several backgrounds: academic, professional, work experience and different attitudes towards work. The work place, Taylorian concept, is develloped, according to this view, in a set of attitudes and actions which demand qualitative flexibility and versatility from both, the worker and the enterprise. The remuneration system should be related to the skill’s developpment, promoting, on its own, the introduction of organizational changes conducted to the skills management model. The present work elaborates the theory that the worker needs to feel motivated in order to be able to embrace the new skills model. This motivation has to be sought by the enterprise but the worker also needs to find the self-motivation that makes him grow more active in his professionalism. Hence the importance of the remuneration system promoted by the entreprise, since it can provide the worker the feed-back he needs for his effort and commitment. Or, even further, find in it the will to permanently improve his trainning. This dissertation goes through the technical and interpersonal conceptual competences corresponding to the theoretical principles of the trade, the organizational knowledge, working tools and methods, capacities and attitudes. It is clear throughout this study that the competences model adjusts itself to the new anthropocentric management models which focus the human resources in the productive unit. It states that, in order to achieve good results, skills and competitive salary policies must evolve logically and accordingly.

Tipo de Documento Dissertação de mestrado
Idioma Português
Orientador(es) Kovács, Ilona
Contribuidor(es) Repositório da Universidade de Lisboa
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