Ajuda

índice da Ajuda

Sobre o conteúdo do RCAAP

Pesquisa Simples

Pesquisa Avançada

Lista de Resultados

Detalhe do Documento

Directório

 

Sobre o Conteúdo do RCAAP

O RCAAP é portal agregador (meta-repositório) que reúne a descrição (metadados) dos documentos depositados nos vários repositórios institucionais em Portugal. O Portal RCAAP recolhe o texto integral para melhorar o resultado das pesquisas mas não guarda qualquer documento.
Quando selecciona o título de um documento no portal RCAAP acede ao seu conteúdo integral no repositório onde esse documento se encontra, pelo que se surgir alguma dificuldade em visualizar ou descarregar o documento isso dever-se-á ao repositório em causa e não ao portal RCAAP.
Para além de poder pesquisar a produção científica portuguesa, pode optar por pesquisar também a produção científica brasileira que neste momento é composta por vários repositórios e revistas agregados no projecto OASIS.
O portal RCAAP tenta recolher apenas literatura científica e académica cujo texto integral se encontra em acesso livre. No entanto, poderão existir alguns documentos que não cumprem esses requisitos, ou seja, poderão estar em acesso restrito devido a embargos ou poderão não conter o texto integral do documento, apenas os registos de metadados.

Para mais informações, consulte a lista de repositórios agregados actualmente no directório do RCAAP.

 

Pesquisa Simples

Para realizar uma pesquisa na página inicial do portal RCAAP (que designamos como Pesquisa Simples) basta introduzir uma ou várias palavras (termos de pesquisa). A pesquisa por defeito recupera registos de recursos portugueses e brasileiros. Pode optar por pesquisar apenas registos portugueses clicando na bandeira portuguesa.
No caso de inserir várias palavras serão apenas recuperados os documentos que contenham todas as palavras inseridas na caixa de pesquisa. Se pretender pesquisar um termo exacto, insira-o entre aspas, como por exemplo: "classification of chemical reactions". Utilize a truncatura (*) para retornar palavras com a mesma raiz. Por exemplo, "educ*" recupera "educação", "educando", "educar",  "education", etc...
O motor de pesquisa não efectua qualquer distinção entre maiúsculas e minúsculas, nem considera acentos ou marcas diacríticas. Sendo assim, se pesquisar "Consciência" ou "consciencia" retornará o mesmo número de documentos. Para retirar um termo da pesquisa, use o símbolo - em frente à palavra, como por exemplo: "chemical -reaction", neste caso serão apresentados todos os documentos com a palavra "chemical" mas que não possuam a palavra "reaction".
O motor de pesquisa ignora palavras (da, de, dos, etc.) comuns e caracteres isolados (a, e, o), termos como "http" e ".com", pois raramente são significativos e úteis para a pesquisa.

Topo

 

Pesquisa Avançada

Com a pesquisa avançada poderá definir à partida um conjunto de critérios para a sua pesquisa, aumentando a sua precisão e limitandoo número de documentos que irá encontrar.

Ao clicar nos respectivos ícones, pode comutar a abrangência da pesquisa entre registos de recursos apenas de Portugal ou de Portugal e do Brasil cumulativamente.

imagem de teste

A pesquisa avançada divide-se em 3 partes distintas:

imagem de teste

  • Campos de Pesquisa
  • Os campos de pesquisa permitem-lhe seleccionar até 3 campos distintos com base em 4 opções (Título, Assunto, Autor e Descrição). Desta forma, poderá indicar até três termos de pesquisa localizados em diferentes contextos do documento. Além disso, poderá ainda conjugar os termos com os operadores booleanos E, OU e NãO.

    No exemplo apresentado, será efectuada uma pesquisa de um documento que contenha no título palavras com a raiz "language", que contenham "Pedro" no nome do autor e que não contenham palavras com a raiz "program" no assunto.

 

  • Opções de ApresentaçãoOrdenar
  • As opções de apresentação permitem definir a forma como serão ordenados e agrupados os resultados da pesquisa. Por defeito, os resultados são ordenados por relevância, mas poderá também optar por ordená-los por data. Além disso, a ordenação pode ser ascendente ou descendente para cada um dos casos.

  • Filtros
  • Os filtros permitem-lhe efectuar restrições com base nos seguintes aspectos:
    • Data: pode limitar os resultados a um ano ou a um determinado período de tempo. Por defeito é seleccionada a data do documento mais antigo e do mais recente.
      • Filtro por um Ano Filtro de Data vários anos
        Filtros por Data
    • Tipo de documento: Pode restringir a sua pesquisa a um, ou vários tipos de documentos.
    • Tipos de documento
    • Filtro por Tipo de Documento
    •  
    • Idioma: Filtra os resultados pelo idioma dos documentos.
    • Idiomas
    • Filtro por Idioma
    •  
    • Repositório: Restringe os resultados a um ou vários repositórios disponíveis.
    • Repositórios
    • Filtro por Repositório
Topo

 

Lista de Resultados

A lista de resultados apresenta todos os registos encontrados na sua pesquisa ordenados por relevância e por ordem descendente, caso não tenha alterado as opções de apresentação. A partir da lista de resultados é possível refinar os resultados, aceder ao documento original no repositório onde está depositado, ou consultar mais informação sobre o documento:

A lista de resultados pode ser refinada através dos vários filtros disponíveis

  • Autor - Lista os autores com base no número de registos onde são referidos.
  • Data - Apresenta as datas mais frequentes do conjunto de registos
  • Tipo de Documento - Indica os tipos de documentos e respectivo número de ocorrências na lista de resultados
  • Repositório - Apresenta o número de registos em cada repositório
  • Assunto - Lista as palavras-chave com mais ocorrências na lista de resultados

Para diminuir o número de resultados da sua pesquisa deverá seleccionar um ou vários itens de cada grupo de filtro (Autor, Data, Tipo de Documento, Repositório e Assunto) e de seguida clicar em Actualizar.

 

1º Seleccionar os itens pelos quais pretende filtrar

filtro

2º Clicar em Actualizar

actualizar

Para aceder ao texto integral do documento, no repositório onde está depositado, deve-se  clicar no título do documento.
O detalhe do documento é obtido através da hiperligação "Mais info." no canto inferior direito de cada registo.

 

Topo

 

Detalhe do Documento

Esta página apresenta-lhe toda a informação de metadados disponível sobre o documento que seleccionou. A partir desta página poderá consultar o documento no repositório de origem ou seleccionar um documento relacionado.


Poderá verificar se o autor possui um currículo no DeGóis clicando no ícone CV.

Os registos pesquisados podem ser partilhados directamente no seu Delicious, LinkedIN, Twitter e Facebook sempre que encontrar algo relevante no portal.

Pode ainda exportar os registos para algumas ferramentas de gestão e geração de referências bibliográficas, como o EndNote, Mendeley e BibTeX.

Os autores podem ainda registar a sua produção científica no seu currículo no DeGóis. Basta para isso clicar no ícone DeGóis, indicar os dados de acesso ao DeGóis e escolher a área científica do documento.

Topo

 

Directório

O directório apresenta os repositórios e fontes de informação que integram o RCAAP. Agrupa os repositórios por tipo de instituição e apresenta a informação básica e algumas características de cada um. Pode visualizar a evolução do repositório durante os últimos 12 meses, assim como listar todos os registos desse mesmo recurso. Pode ainda partilhar e divulgar os recursos através do Delicious, Facebook, Twitter e LinkedIn.

Para cada recurso estão indicadas as características de compatibilidade com sistemas e normas nacionais e internacionais.

driver logo Driver - O recurso cumpre com os requisitos mínimos da interoperabilidade das directrizes DRIVER 2.0. Saber mais

openaire logo Openaire - Recurso compatível com as directrizes OpenAIRE. Saber mais

fulltext logo Texto-Integral - Este recurso disponibiliza quando possível o texto integral para melhorar os resultados das pesquisas.

degois logo Degóis - O recurso está integrado com os sistema de Currículos DeGóis . Saber mais

thesis logo Teses&Diss. - As teses e dissertações deste recurso cumprem as normas da NDLTD. Saber mais

Topo