RESUMO Este é um relato das atividades práticas de um projeto extensionista realizado em uma escola Estadual de Ensino Fundamental em Manaus (AM), tendo como objetivo problematizar com os professores a temática do bullying na escola. Foram desenvolvidas quatro oficinas: (1) Identificando a concepção de bullying no cotidiano escolar; (2) O que as pesquisas acadêmicas têm falado sobre o bullying? (3) Como combate...
Domestic violence is a dilemma for educators, and child protective services do not always effectively contribute to addressing violent situations in school or outside of school. By analyzing 721 field diaries written by psychologists working in public schools, this study seeks to identify the actions taken by educators to address situations of domestic violence experienced by their students. This study is a con...
A alienação, o fatalismo e a conscientização no espaço escolar são abordados neste estudo, que teve o objetivo de investigar como trabalhadoras da educação de uma escola pública de educação infantil percebiam as dimensões de seu trabalho nesse contexto. A pesquisa utilizou a abordagem qualitativa, e os dados foram obtidos por meio da análise de 35 questionários preenchidos por professores, monitores e pela equi...
O presente trabalho visou aprofundar um debate que vem crescendo dentre os psicólogos brasileiros a respeito da sua inserção nas políticas públicas educacionais. Em 2008, o Conselho Federal de Psicologia conduziu um amplo debate nacional sobre essa questão com os diferentes conselhos regionais. Os debates e as discussões resultantes desses encontros foram sistematizados e apresentados no Seminário Nacional do A...