This article seeks to relate the political emancipation of Brazil, which took place in 1822, and the attempts to eliminate Entrudo as a practice of Carnival commemoration, which began to manifest itself from the end of that decade. From the analysis of a diversified set of documents, which includes travellers’ reports, newspapers, literary works and official documents, such as municipal decrees, permits, laws a...
Made available in DSpace on 2015-08-21T17:53:42Z (GMT). No. of bitstreams: 0 Previous issue date: 2011. Added 1 bitstream(s) on 2015-08-24T14:40:54Z : No. of bitstreams: 1 ISSN1981-3090-2011-24-02-01-17.pdf: 3510498 bytes, checksum: 98633014e443813dead59ad1fe7ecfa1 (MD5); O artigo tem como objetivo discutir as tentativas das autoridades do Rio de Janeiro em regrar os festejos carnavalescos e disciplinar os foli...
O artigo analisa a transformação da cultura tradicional do entrudo no Carnaval "normalizado", como meio de turistificação da cultura popular, usando como caso o exemplo de Loulé.
Resumo Este artigo busca relacionar a emancipação política do Brasil, ocorrida em 1822, e as tentativas de eliminação do Entrudo como prática de comemoração do Carnaval, que passaram a se manifestar a partir do final daquela década. Por meio da análise de um conjunto documental diversificado, que inclui relatos de viajantes, jornais, obras literárias e documentos oficiais, como posturas municipais, alvarás, lei...
The history of a people refers us to its identity and its heritage is built on its cultural roots. This culture is represented/symbolised, equally, by history, by traditions, as well as by art and literature. In the Northeast Transmontano, the most characteristic festivities are the solstitial festivities, held in the twelve days from Advent to the Epiphany, among them, the Carnival or Entrudo, a cultural and a...
O projeto de dissertação “O Chocalho do Diabo – Uma Abordagem Transmédia baseada em Conteúdos Audiovisuais Não-Ficcionais” tem como tema principal o Entrudo de Lazarim, as suas festividades e a sua comunidade. Apesar de ser considerado um dos mais genuínos e tradicionais de Portugal, o Entrudo de Lazarim carece do seu reconhecimento pela população portuguesa. Deste modo, o presente documento relata o desenvolvi...
O presente relatório tem como seu principal objetivo dar a conhecer a experiência profissional da estudante Maria João Lopes Bento num estágio que teve lugar no estúdio da designer Constança Entrudo, entre o mês de janeiro de 2023 até abril de 2023. Desta forma, este relatório aborda o percurso realizado pela estudante, alinhado com os objetivos estabelecidos pela mesma. Serão explorados os métodos e técnicas a...
Como o desconhecimento é o primeiro passo para a desvalorização, e porque é importante preservar a nossa história e a nossa identidade, decidiu-se recuperar o que de melhor havia em todas as tradições de Carnaval na aldeia de Tibaldinho, nos anos 50/60, fazendo a comparação com as freguesias limítrofes de Fornos de Maceira Dão, Lobelhe do Mato, Vilar Seco, Santar, S. João de Lourosa, Fragosela, assim como com l...
Tendo como objetivo principal a identificação e valorização dos recursos do território, denotamos que o património, tanto material como imaterial, reflete a maneira como um povo, uma região, um país, se mostra e diz, num espaço vivencial que se oferece, a cada tempo e lugar, mais plural e multicultural. Pondera-se assim, sobre a efemeridade ou permanência de um ser e ter que se faz outro, efetuando uma reflexão...
Através da observação de algumas festas carnavalescas da região nordeste do Brasil, percebemos elementos que remetem para as festas do Entrudo em Portugal, especialmente da região nordeste, e também do Sul da Galiza. De tais elementos emerge o caminho que nos guiará na busca das origens destas festas populares, até a Antiguidade Clássica Europeia. Lá nos defrontamos com o berço de tais festividades e podemos co...