Reflete-se, neste trabalho, a respeito do ressurgimento, nas últimas duas décadas, do interesse pelo estudo da interaçäo criança-criança, e de suas conseqüências nas concepções sobre a criança e sobre o processo de desenvolvimento. Säo apresentadas algumas evidências no sentido de caracterizar o fenômeno interação criança-criança de acordo com a nova compreensão que a pesquisa recente vem oferecendo sobre sua n...
Uma perspectiva teórico-metodológica baseada em postulados sócio-interacionistas e usando o conceito de "papel" orienta a análise de alguns episódios interacionais de dois grupos de crianças de dois a quatro anos matriculados em creche. Tais episódios são apresentados para se discutir a evolução da coordenação de papéis no período etário estudado. Ao final, é feita uma discussão acerca das funções das interaçõe...
Resumo: O presente trabalho pretendeu discutir o conceito de devir-criança, como proposto por Gilles Deleuze e Félix Guattari, e sua relação com a imagem da criança que é apresentada na Bíblia cristã, especificamente nos Evangelhos do Novo Testamento. Nesse sentido, este trabalho se inicia debatendo sobre a alegria e de como esta é encarnada na expressividade ingênua das crianças. Contudo, a partir da apresenta...
Variados aspectos sobre o desenvolvimento infantil podem ser discutidos e indicados como relevantes no estudo da criança com deficiência visual (DV). Dentre estes aspectos, uma das questões mais importante se refere a relação entre a interacção mãe-criança e o desenvolvimento sócio-afectivo, linguístico e cognitivo da criança com DV. O presente artigo tem como objectivo discutir essa relação, reflectindo sobre ...
No presente relatório são expostas as experiências e aprendizagens ocorridas ao longo dos diferentes contextos de estágio, durante os três semestres de mestrado em educação pré-escolar e em educação do 1º ciclo do ensino básico. Este encontra-se dividido em duas partes, sendo que a primeira contém uma pequena apresentação acerca do trabalho desenvolvido nos contextos de estágio e o meu percurso profissional ao ...
O presente estudo tem como objetivo descrever o modo como o cuidado cotidiano de crianças menores de dois anos é visto pelas mães, fornecendo subsídios às práticas e saberes em saúde da criança no contexto da atenção primária de saúde. Trata-se de estudo descritivo-exploratório com análise qualitativa dos dados, na perspectiva da abordagem Winnicottiana, a partir de entrevistas gravadas com 17 mães. Os resultad...
O presente estudo aborda a temática da dor em pediatria enfocando os principais aspectos relacionados a este tema e, principalmente, sua importância para subsidiar os profissionais da equipe de saúde pediátrica, especialmente a equipe de enfermagem, estendendo-se também à família, no preparo da criança em idade escolar hospitalizada para a compreensão da dor, partindo-se da premissa de que em algum momento da h...
OBJETIVO: Apresentar revisão atualizada sobre a traqueostomia na idade pediátrica, com ênfase nas indicações, técnica cirúrgica, complicações e manejo da traqueostomia a nível hospitalar e domiciliar. FONTES DOS DADOS: Foram selecionados pelo site de busca médica (MEDLINE e PubMed) artigos originais e de revisão sobre traqueostomia na criança, utilizando as seguintes palavras-chave: tracheostomy, tracheotomy, c...
Foram observados trinta e nove (39) pares de mãe-criança em situação de execução de tarefas objetivando caracterizar o estilo de ensinar da mãe, o comportamento de resolver problemas da criança e a relação entre estas duas variáveis. As mães eram representantes das classes sociais alta, média e baixa e as crianças eram do sexo feminino e tinham idade média de oito (8) anos e três (3) meses. Os resultados mostra...
A presente dissertação intitulada – “A Relação entre a Criança e a Publicidade” – teve como objectivo, identificar e quantificar o conteúdo publicitário retido pela criança, após o seu visionamento. Pretendemos também relacionar o número de horas de televisão vistas pela criança com as habilitações literárias da mãe; relacionar a memorização dos “slogans”, das marcas e as unidades de informação recordadas, com ...