15092 documents found, page 1 of 1510

Search by leitura
Sort by Relevance

A leitura dramatizada como atividade pedagógica e teatral

Vieira, Célia

Neste artigo, pretendemos chamar a atenção para as potencialidades da leitura dramatizada enquanto forma de abordagem das artes performativas em currículos escolares onde a performance pode constituir uma área de formação geral e não uma especialização. A meio caminho entre a leitura e o teatro, a leitura dramatizada permite, com efeito, maximizar as vantagens de duas atividades educativas fundamentais: a leitu...


Práticas de leitura e escrita no contexto de uma escola periférica

Galvão, Andressa; Tagliani, Dulce

Neste trabalho, procuramos refletir sobre as práticas de linguagem desenvolvidas no âmbito do Programa Residência Pedagógica, em uma escola localizada na periferia do município de Rio Grande/RS, Brasil. Apresentamos um recorte de três atividades realizadas e discutimos a relevância de um trabalho que envolva diferentes géneros textuais/discursivos. Com base nos pressupostos da Linguística Aplicada e nas orienta...


Reading books in Portugal and Europe. Recent trends from a comparative perspective

Lopes, Miguel Ângelo; Soares Neves, José; Ávila, Patrícia

This article intends to bring new contributions to the sociological analysis of book reading in Portugal. Through extensive research, using data from Eurobarometer (2007, 2013) and IEFA (2007, 2011 and 2016), we have sought to situate Portugal in the eu context and, subsequently, to deepen the analysis of the evolution of book reading practices in the country. The results show that Portugal has one of the lowes...

Date: 2021   |   Origin: Análise Social

Learning difficulties in reading and writing: The perception of primary school ...

Baptista, Ana Catarina; Rodrigues, Susana; Hilário, Ana; Silva, Andreia; Leal, Verónica

Reading and writing are considered basic and crucial tools for school learning. Teachers should be aware of the reading components, language structure, learning disabilities, and effective pedagogical assessment and intervention practices of children at risk of school failure. This study aims to know the perception of teachers of the first grade of the Algarve region about children with reading and writing diff...


1.3 Leitura a par: promoção da leitura

Antunes, Ricardo Jorge; Fernandes, António Marcelino

Neste estudo, procuramos dar a conhecer resultados de uma investigação sobre envolvimento parental no processo de ensino-aprendizagem da leitura, com especial enfoque na metodologia de leitura a par. O estudo partiu do reconhecimento de dificuldades de leitura em alunos de 1.º CEB, no Agrupamento de Escolas de Abraveses (Viseu) e passou por várias fases, descritas neste texto. Procurou fundamentar-se a prática ...


Leitura e compreensão leitora – estratégias, práticas e avaliação da leitura em...

Balça, Ângela; Souza, Renata Junqueira; Guerreiro, Ana Crisitina

Na presente investigação, aspirou-se contribuir para o entendimento do desempenho dos alunos portugueses de 9º ano, no Teste Intermédio de Língua Portuguesa 2010, no domínio da compreensão na leitura. Os objetivos do estudo eram conhecer as representações dos alunos sobre a leitura; saber se estes utilizavam estratégias de leitura para atingir uma melhor compreensão; perceber se os alunos consideravam a discipl...


Motivação para a leitura: Hábitos de leitura e desempenho em leitura, que relaç...

Antunes, Mafalda Godinho Maia

Este estudo teve como objectivos centrais o estudo da motivação para a leitura das crianças, relacionando este constructo com os hábitos de leitura e desempenho em leitura (fluência, correcção e compreensão). Foram utilizados três instrumentos distintos: “Eu e a Leitura” – Questionário de Avaliação da Motivação para a leitura”; Questionário “As minhas Leituras” e o “Questionário para o Professor – Avaliação do ...


A magia da leitura

Costa, Fátima Catarina Samagaio

Dissertação de mestrado em Supervisão Pedagógica e Formação de Formadores, apresentada à Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade de Coimbra; A magia da leitura tem sido esquecida pelos jovens, pois as tecnologias do mundo moderno fizeram com que estes se desinteressassem dos livros, empobrecendo-lhes o saber. Sem leitura, a aprendizagem do ser humano fica comprometida, empobrece o seu ...


Entre a pré-leitura e a leitura hábil: Condições e patamares da aprendizagem

Morais, José; Leite, Isabel; Kolinsky, Régine

A Leitura é uma forma específica de processamento de informação, e a aprendizagem da leitura é, portanto, a aprendizagem desses processos. Numa definição mais aprofundada, ler é transformar representações gráficas da linguagem em representações mentais da sua forma sonora e do seu significado. Quando se trata de um texto, o objectivo da leitura é poder apreender o seu sentido. O presente capítulo aborda o proce...


Entre a pré-leitura e a leitura hábil: Condições e patamares da aprendizagem

Morais, José; Leite, Isabel; Kolinsky, Régine

O presente capítulo aborda o processo de aprendizagem da leitura. A leitura é uma forma específica de processamento da informação, e a aprendizagem da leitura é, portanto, a aprendizagem desses processos. Numa definição mais aprofundada, ler é transformar representações gráficas da linguagem em representações mentais da sua forma sonora e do seu significado. Quando se trata de um texto, o objectivo da leitura é...


15092 Results

Queried text

Refine Results

Author





















More optionsLess options

Date





















More optionsLess options

Document Type





















More optionsLess options

Funding



Access rights





Resource





















More optionsLess options

Subject





















More optionsLess options