Os relacionamentos sexuais casuais (RSC) são cada vez mais comuns, mas pouco se sabe sobre os principais tipos e características desses envolvimentos no nosso país. Este estudo pretendeu contribuir para superar essa lacuna e recorreu a uma metodologia qualitativa para conhecer os RSC em que os adultos emergentes Portugueses se envolvem (N = 177, 18-30 anos) e suas características. Realizaram-se três estudos, at...
Os relacionamentos sexuais casuais (RSC) são cada vez mais comuns, mas pouco se sabe sobre as principais formas e características desses envolvimentos no nosso país. Este estudo pretendeu contribuir para superar essa lacuna e recorreu a uma metodologia qualitativa para conhecer os RSC em que os adultos emergentes Portugueses se envolvem (N = 177, 18-30 anos), e suas características. Realizaram-se três estudos, ...
Os indivíduos que se encontram num relacionamento romântico e que revelam maiores níveis de inteligência emocional são apontados como os mais felizes, uma vez que compreendem melhor as suas próprias emoções e as do parceiro/a e apresentam uma melhor resolução e gestão de conflitos. Assim, estabeleceram-se como objetivos desta investigação: analisar a relação entre a inteligência emocional e as táticas de confli...
Dentro da perspectiva do Marketing de Relacionamento, diversos estudos verificaram os efeitos positivos dos relacionamentos de longo prazo para os fornecedores. No entanto, considerando que essa perspectiva prevê uma relação ganha-ganha, os efeitos desses relacionamentos para os clientes foram pouco estudados. O presente estudo procurou verificar, empiricamente, a existência de uma correlação positiva entre rel...
Mestrado em Gestão e Estratégia Industrial; A criação de valor de uma empresa não parte só daquilo que a mesma detêm e controla. Esse valor é também obtido através de relacionamentos desenvolvidos com outras entidades, entre elas os fornecedores. Através de um estudo de caso singular, Projeto C09 da empresa Celbi, e considerando as funções de valor criado através de relacionamentos desenvolvidos com fornecedore...
Mestrado em Marketing; O relacionamento entre fornecedores e clientes assume-se como uma importante fonte de valor para as duas partes envolvidas. Esta realidade assume especial relevância nos mercados organizacionais, o que deriva das características intrínsecas do próprio mercado e dos relacionamentos entre duas organizações. A correcta gestão destes relacionamentos e a correcta aferição do valor dos mesmos é...
Mestrado em Marketing; O crescimento da indústria da publicidade tem sido acompanhado por um igual desenvolvimento da sua complexidade, resultando numa crescente tensão nas relações entre agência e cliente. Neste sentido o estudo pretende compreender o desenvolvimento dos relacionamentos entre as agências de publicidade e os seus clientes, nomeadamente os critérios de seleção de uma agência, os processos de int...
Este capítulo examina a complexidade e a dinâmica dos relacionamentos empresariais, destacando os estudos do grupo IMP e as contribuições de outros académicos. Esses relacionamentos são caracterizados por interações complexas, nas quais a confiança e o envolvimento recíproco desempenham papéis fundamentais. Fatores como experiências anteriores e expectativas futuras moldam o desenvolvimento e a manutenção desse...
Mestrado em Marketing; A estratégia é um factor de grande relevância no mundo empresarial, uma vez que deve ser estudado e implementado no quotidiano de uma empresa, com o sentido de se obterem bons resultados. No entanto, o processo de estratégia em si carece de uma explicação única e coerente, deixando em aberto a possibilidade a muitos autores de se exprimirem com diversas opiniões e sugestões sobre o tema, ...
Objetiva-se discutir o necessário alinhamento dos esforços comunicacionais para a construção de relacionamentos duradouros entre uma organização e seus públicos frente à efemeridade da sociedade contemporânea. Inicia-se com o histórico e evolução conceitual da atividade de Relações Públicas, evidenciando, a seguir, o contexto social e tecnológico no qual se vive, cujas características conduzem à discussão sobre...