The article revisits the notions of “voice of God” and “voice over” in the context of classic documentary film. From filmic and textual primary sources, the article seeks to demonstrate that such expressions do not support the stylistic variety and ethical perspectives in classic documentary film. So they should be problematized and acknowledge the existence of a diverse and complex field concerning the presenc...
This article proposes to analyze the animated documentary Vicenta (2020) by Darío Doria from the articulation of its elements and narrative strategies in the construction of the documentary discourse. The film takes up the case of Vicenta Avendaño in the search for authorization so that her daughter could terminate her pregnancy as a result of rape. Aspects of the documentary voice indicate that Vicenta's traje...
I analyze documentaries by Chris Marker and Agnès Varda from the Nouvelle Vague period in which there is a predominance of voice over and preexisting music, especially Letter from Siberia (Marker, 1958), and Elsa la Rose (Varda, 1965). In these films I investigate the relationship between those elements and relations with the images. In these films, the voice over is a sign of modernity and the preexisting musi...
In this article, I analyze how Fidel Castro’s voice is inscribed in the 291edition of Noticiero ICAIC Latinoamericano (NIL) in order to generate public engagement with the internationalist ideals defended by the Cuban Revolution. In this edition, the film covered the closing of the Solidarity Conference with the peoples of Asia, Africa and Latin America, held in Havana in January 1966.; En el presente artículo ...
A pesquisa vocal como forma de libertar o lado mais íntimo e escondido da voz dando-lhe espaço de criação artística, des-logocentrado e inclusivo. Numa época em que ansiamos por tolerância e em que nos debatemos com as questões da igualdade e da dignidade humana, a voz pode ser um lugar de encontro, inclusão, comunhão e comoção.
A voz é um elemento individual de cada pessoa e um elemento poderoso na caracterização teatral, a voz cantada faz também parte da formação teatral. Neste estudo pretende-se estudar a ligação entre a voz cantada e a voz falada, as suas influências, os pontos comuns e as suas interligações. Para melhor compreender as interligações foram analisados os autores de referência de ambas as vertentes vocais nos critério...
O interesse pelo campo da voz dos profissionais justifica-se pela importância das Pessoas nas organizações, onde a gestão da Sua voz deve ser sustentada numa abordagem proativa, construtivamente promotora de mudança e de alto desempenho.
Este artigo desenvolve o conceito de Pré-Voz, ancorado não só numa prática artística — onde são referidas algumas pesquisas performativas vocais, nomeadamente no espectáculo MAGMA (solo vocal) e em obras de pioneiros da pesquisa vocal como Cathy Berberian e Meredith Monk —, mas também na teorização elaborada por Gilles Deleuze quanto ao conceito de pré-pictórico, na de Gilbert Simondon quanto à noção de pré-ind...
Na presente investigação pretende-se uma análise dos processos da voz falada na performance art ligada ao universo da prática artística. Através do questionamento e levantamento de práticas conceptuais de alguns artistas como Karen Finley, Robin Deacon, Sylvie Cotton, Mark Wayman, Vito Acconci e Gary Hill, que utilizam a voz como forma primordial de expressão, intenta-se o estudo da relação entre a voz e corpo,...
Esta dissertação se dedica a investigar as vozes-over dos filmes-ensaio Elena (Petra Costa, 2012) e Coração de Cachorro (Laurie Anderson, 2015), observada a potencialidade destas vozes em materializar a intenção reflexiva exigida pelo ensaio como forma fílmica.; Esta dissertação se dedica a investigar as vozes-over dos filmes-ensaio Elena (Petra Costa, 2012) e Coração de Cachorro (Laurie Anderson, 2015), observ...