Author(s): Minto, Lalo Watanabe, 1978-
Date: 2005
Persistent ID: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1599828
Origin: Oasisbr
Subject(s): Estado; Educação e Estado; Ensino superior; Privatização
Author(s): Minto, Lalo Watanabe, 1978-
Date: 2005
Persistent ID: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1599828
Origin: Oasisbr
Subject(s): Estado; Educação e Estado; Ensino superior; Privatização
Orientador: Jose Luis Sanfelice
Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação
Resumo: Esta dissertação tem por objetivo discutir as políticas para o ensino superior brasileiro no período que vai do Golpe de 1964 aos anos 90, à luz da relação entre os conceitos de público e de privado. Não se trata, contudo, de uma relação meramente jurídica, apreendida de forma estática. Nos referimos a ambos os conceitos em sua historicidade, colocando-os em questão com base no referencial teórico-metodológico marxiano. Partindo de uma análise que abrange desde as reformas para o ensino superior nos anos da Ditadura Militar às reformas dos anos 90, pretendemos apreender as conexões entre esses momentos particulares da história brasileira e as transformações contemporâneas do capitalismo, onde, entendemos, encontra-se a chave para a compreensão do significado histórico da educação superior atual, na ótica do público e do privado
Abstract: This Dissertation presents a discussion involving the higher education policies from the 1964¿ Military State Coup to the 90¿s in Brazil, based on the relation between the concepts of public and private spheres. Instead of a simple legal relation, which is static, we considered both concepts on its historical character, supported by the marxian theoreticalmethodological references. Starting on analysis from the higher education reform in the Military Dictatorship years to the 90¿s reform, we intend to apprehend the connections between this two particulary moments of brazilian history and the contemporary capitalism transformations. We suggest that these connections are the key point to a comprehension of the historical meaning of the public and private spheres on the current higher education in Brazil
Mestrado
História, Filosofia e Educação
Mestre em Educação