Document details

O Jogo e o Desporto no Desenvolvimento da Educação infantil

Author(s): Correia, Rafael

Date: 2012

Origin: Oasisbr

Subject(s): jogo; desporto e desenvolvimento da educação infantil; Educação Física; Area Concentração::Educação Superior::Ciências da Saúde::Educação Física


Description

Educação Física

Approved for entry into archive by Diego Paiva(dpaiva@ucb.br) on 2012-12-14T13:40:02Z (GMT) No. of bitstreams: 2 license_rdf: 22974 bytes, checksum: 99c771d9f0b9c46790009b9874d49253 (MD5) O Jogo e o Desporto no Desenvolvimento da Educação Infantil.pdf: 884195 bytes, checksum: 7cf819b48f109f2cea09e7a53916fe97 (MD5)

Made available in DSpace on 2012-12-14T13:40:02Z (GMT). No. of bitstreams: 2 license_rdf: 22974 bytes, checksum: 99c771d9f0b9c46790009b9874d49253 (MD5) O Jogo e o Desporto no Desenvolvimento da Educação Infantil.pdf: 884195 bytes, checksum: 7cf819b48f109f2cea09e7a53916fe97 (MD5)

Made available in DSpace on 2016-10-10T03:43:00Z (GMT). No. of bitstreams: 5 Rafael Correia: 884195 bytes, checksum: 7cf819b48f109f2cea09e7a53916fe97 (MD5) license_url: 52 bytes, checksum: 3d480ae6c91e310daba2020f8787d6f9 (MD5) license_text: 0 bytes, checksum: d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e (MD5) license_rdf: 22974 bytes, checksum: 99c771d9f0b9c46790009b9874d49253 (MD5) license.txt: 1816 bytes, checksum: fe57da52578ce311f6209bb200620b6d (MD5) Previous issue date: 2012-12-14

Em relação à prática do jogo e do desporto no ensino infantil, é observada a existência de preocupações, por parte dos responsáveis por esta área, como: falta de material adequado para a prática pedagógica, espaços utilizáveis, políticas públicas de incentivo entre outras. Essas preocupações foram constatadas há décadas, quando os estudos de renomados autores: Huizinga, Garrigou, Gallahue & Ozmun, abordaram temas relacionados a este assunto dentro de uma perspectiva de desenvolvimento de crianças e jovens. Este trabalho engloba numa visão geral de jogo, desporto e desenvolvimento infantil, a importância em serem trabalhados nos primeiros ciclos da educação para formação do ser integral, explorando conteúdos de maneira equilibrada para que as possíveis falhas na formação geral do ser humano sejam diminuídas. Mostrando qual prática é mais utilizada, se é o jogo ou o se é o desporto, e qual a sua relação com o desenvolvimento infantil. O presente artigo pretende abordar a importância do desenvolvimento infantil nas atividades de jogo e do desporto em crianças e jovens que estudam em escolas da rede pública do Distrito Federal, particularmente na cidade de São Sebastião. A população foi composta por professores da rede pública de ensino de São Sebastião, com o intuito de evidenciar qual atividade abordada e, ainda, buscar e destacar o jogo e o desporto como meios fundamentais para as mudanças no desenvolvimento da educação infantil. A mostra foi realizada com a participação de professores de educação física, com n=18 voluntários, que responderam a questões relacionadas ao jogo e ao desporto. Esse instrumento de pesquisa foi escolhido, conforme a orientação do professor orientador e acolhida pelo aluno, por satisfazer a necessidade de obtenção de resposta para a seguinte pergunta: Porque escolas não se utilizam mais dos jogos e do desporto “de forma lúdica” para um melhor desenvolvimento na educação infantil? Visto que, o presente artigo fala da relação entre jogo, desporto e desenvolvimento infantil, onde por um questionário com perguntas feitas a professores da rede pública, investigou a relação entre estes três valores. Com base nas respostas aqui presentes, pode-se concluir que para se ter um bom desenvolvimento infantil é preciso um equilíbrio entre jogo e desporto, mas que mesmo assim os professores de educação física não utilizam com freqüência dessas práticas. Por que, no caso do jogo, segundo o questionário, à falta é por conta da dificuldade e trabalho em aplicá-lo e em relação ao desporto a falta reduzida da prática, deve-se a condições desfavoráveis, tais como: matérias, espaços e políticas que possam incentivar aos professores

Document Type Journal article
Language Portuguese
facebook logo  linkedin logo  twitter logo 
mendeley logo

Related documents