Autor(es): Sousa, Ariana Bezerra de
Data: 2013
Origem: Oasisbr
Assunto(s): Resolução de problemas; Ensino da matemática; Estratégias didáticas
Autor(es): Sousa, Ariana Bezerra de
Data: 2013
Origem: Oasisbr
Assunto(s): Resolução de problemas; Ensino da matemática; Estratégias didáticas
Submitted by Rejaine Pereira (rejaine@ucb.br) on 2013-09-03T13:31:14Z No. of bitstreams: 2 license_rdf: 20618 bytes, checksum: b67ac4fa37d756ac08366dbc4e32ada7 (MD5) Ariana Bezerra de Sousa.pdf: 157943 bytes, checksum: c7242bbdccb126b604162185faf94164 (MD5)
Approved for entry into archive by Kelson Anthony de Menezes(kelson@ucb.br) on 2013-09-04T15:18:47Z (GMT) No. of bitstreams: 2 license_rdf: 20618 bytes, checksum: b67ac4fa37d756ac08366dbc4e32ada7 (MD5) Ariana Bezerra de Sousa.pdf: 157943 bytes, checksum: c7242bbdccb126b604162185faf94164 (MD5)
Made available in DSpace on 2013-09-04T15:18:47Z (GMT). No. of bitstreams: 2 license_rdf: 20618 bytes, checksum: b67ac4fa37d756ac08366dbc4e32ada7 (MD5) Ariana Bezerra de Sousa.pdf: 157943 bytes, checksum: c7242bbdccb126b604162185faf94164 (MD5) Previous issue date: 2005
Made available in DSpace on 2016-10-10T03:31:54Z (GMT). No. of bitstreams: 5 Ariana Bezerra de Sousa.pdf: 157943 bytes, checksum: c7242bbdccb126b604162185faf94164 (MD5) license_url: 46 bytes, checksum: 0d2fb706760bf56ddf1358a832652ccf (MD5) license_text: 0 bytes, checksum: d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e (MD5) license_rdf: 20618 bytes, checksum: b67ac4fa37d756ac08366dbc4e32ada7 (MD5) license.txt: 1876 bytes, checksum: 15d8b3845c3fb477e8d52e515cf366db (MD5) Previous issue date: 2005
A resolução de problemas é uma estratégia didática/metodológica importante e fundamental para o desenvolvimento intelectual do aluno e para o ensino da matemática. Porém, em sala de aula, constata-se um uso exagerado de regras, resoluções por meio de procedimentos padronizados, desinteressantes para professores e alunos, empregando-se problemas rotineiros e que não desenvolvem a criatividade e autonomia em matemática. Este artigo visa mostrar a importância da resolução de problemas como estratégia didática para o ensino da matemática. O caminho escolhido para o desenvolvimento deste trabalho foi uma pesquisa bibliográfica, tendo como objetivo coletar informações que os diferentes pesquisadores do tema apresentam sobre esta temática. Os resultados mostram que não se pode programar ou mecanizar o ensino da resolução de problemas e que a aprendizagem só será significativa se alunos e professores se empenharem na construção dos seus conhecimentos, despertado o gosto pelo raciocínio independente.